Domingo 08 de Setembro de 2024

Portugal venceu Irlanda do Norte e reforçou liderança para o euro feminino de 2025

Portugal derrotou (4-0), em Leiria, a Irlanda do Norte, em jogo da 3ª ronda do Grupo 3 da Liga B de qualificação para o Euro 2025.

FPF-SeleçãoFemininaA-01-06-2024

FPF

Com este triunfo, a equipa das quinas passou a contar com nove pontos, dilatando a vantagem pontual sobre as irlandesas, que somam quatro. No outro jogo do grupo, a Bósnia bateu Malta (1-0).

A formação orientada por Francisco Neto entrou bem na partida e dominou todas as incidências. Muitas incursões pela direita, com Lúcia Alves a desequilibrar. Aos 19′, a lateral recuperou a bola, assiste Kika Nazareth, que atira por cima da baliza do adversário.

Aos 25′, Jacqueline Burns defende para a frente um livre bem marcado por Joana Marchão e Lúcia Alves é travada em falta quando ia fazer a recarga. Na conversão da grande penalidade, Carole Costa, num remate sem hipóteses, fez o 1-0.

Aos 32′, Lúcia Alves esteve muito perto de aumentar a vantagem, mas a guardiã adversária desviou o cruzamento e a lateral rematou para uma defesa apertada.

Logo de seguida, Carole também esteve quase a bisar, não fosse um corte decisivo da formação norte irlandesa.

A fechar a primeira parte, contra-ataque muito rápido, com Telma a servir Lúcia Alves, e o golo a ser negado pela guardiã adversária.

O arranque da segunda parte ficou marcado pelo momento da noite: Lúcia Alves (49′), fez um chapéu à guarda-redes irlandesa, num gesto técnico fantástico, aumentando o score para 2-0.

Pouco depois, Telma Encarnação quase aumentava a contagem. Portugal criava desequilíbrios e Kika Nazareth voltou a estar na cara do golo.

Sempre com o controlo do jogo, Portugal ampliou a vantagem (83´), por Catarina Amado, que após desmarcação na área, picou, com grande classe, a bola sobre a guarda-redes adversária.

Já em tempo de descontos, Lúcia Alves, a selar uma grande exibição, bisou, após conseguir ludibriar uma jogadora irlandesa, já dentro da área, e rematar sem contemplações. Vitória robusta e merecida da equipa nacional.

Na próxima terça-feira (19h00, num encontro que terá transmissão em direto no Canal 11), será a vez de Portugal jogar na Irlanda, para mais uma ronda desta fase de grupos.

Vitória FC-Amarante na final do Campeonato Portugal

O título do Campeonato de Portugal será entregue a 10 de junho, no Estádio Nacional, depois da realização das meias-finais.

Recorde-se que Amarante FC, São João de Ver, Vitória FC, Lusitânia dos Açores, já garantiram as quatro posições de promoção.

A sul, o emocionante SC Lusitânia-Vitória FC, terminou com triunfo insular por 2-1.

Com uma desvantagem de três pontos à partida para o encontro decisivo, os açorianos precisavam de vencer por uma diferença de dois ou mais golos, para conseguirem ter vantagem no confronto direto/melhor diferença de golos. Face a esta diferença de uma bola no marcador, os sadinos seguem, assim, em frente, marcando presença na tão desejada final do Jamor.

No outro jogo do agrupamento, sem qualquer impacto na classificação final, o Lusitano Moncarapachense (4º) recebeu e venceu o União de Santarém (3º), por 1-0, com o conjunto de Olhão a somar os primeiros pontos desta fase.

A norte, o Amarante FC triunfou, em casa, sobre o FC São João de Vêr, por 2-1, com os visitados a precisarem de um empate para seguir em frente na prova, mas não fizeram por menos e conquistaram os três pontos que os levaram até à final do Estádio Nacional.

No outro encontro da mesma série, o Pevidém SC (4º) foi derrotado, dentro de portas, frente à AD Limianos (3º), por 0-1.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.