A equipa nortenha voltou a vencer a APD Leiria na grande final e conquistou o segundo título da época em 6×6, depois da Supertaça; Final Four da Prova Rainha nesta vertente decorreu no Pavilhão Municipal da Batalha.
Pela terceira vez consecutiva, a Final da Taça de Portugal teve os mesmos protagonistas, APD Porto e APD Leiria, e o mesmo desfecho, favorável à formação nortenha. Na edição de 2023/2024, a Final Four voltou a juntar as duas maiores potências do Andebol em Cadeira de Rodas do nosso país, para além de duas novas equipas face ao ano passado: CMRRC Rovisco Pais e CPSB Messines.
Assim, a APD Porto – atual Campeã Nacional – ergueu o segundo troféu da temporada na vertente de ACR6, depois da Supertaça, conquistada em outubro do ano passado, em Afife, precisamente frente à homónima de Leiria. Há uma semana, a APD Porto já havia conquistado a Taça de Portugal de ACR4, em Leiria.
Na primeira Meia Final, a APD Leiria passou com distinção frente ao CMRRC Rovisco Pais, equipa que voltou a marcar presença na Final Four da Prova Rainha depois de ter falhado na temporada passada. Os leirienses venceram por uns expressivos 4-23, depois de terem alcançado uma vantagem confortável ao intervalo, de 2-11. O internacional português Iderlindo Gomes foi o melhor marcador, com nove golos marcados.
A APD Porto conquistou um lugar na final, ao derrotar o CPSB Messines por 22-15, num duelo bem mais equilibrado, em que ao intervalo até era a formação de Faro a comandar o marcador (8-9). Os atuais Campeões Nacionais deram a volta ao texto na segunda metade e confirmaram ao favoritismo, com destaque para os nove golos apontados pelo internacional luso Rodrigo Vieira.
No jogo que valia a medalha de bronze, foi o CPSB Messines a sorrir, ao derrotar o CMRRC Rovisco Pais por 13-17, num duelo em que os algarvios já lideravam ao intervalo, por 6-10. Vasyl Sheptytskyi foi decisivo ao assinar nove golos.
Na grande final, a APD Porto superiorizou-se e, já depois de ter agarrado uma vantagem de três golos ao intervalo (7-10), manteve a toada na segunda metade e fechou as contas em 12-19. No duelo houve duas grandes figuras, ambas Campeãs do Mundo e da Europa por Portugal: Iderlindo Gomes e Ricardo Queirós, que assinaram oito golos cada no jogo decisivo.
Na cerimónia de entrega de prémios estiveram presentes Joaquim Escada, vice-Presidente Federação de Andebol de Portugal e responsável pelo projeto Andebol4All, Raul Castro, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Jorge Nunes, representante do Conselho de Arbitragem, Mónica Cardoso, Vereadora da Câmara Municipal da Batalha, Maria José Rui, Presidente da APD Leiria, Ana Patrícia Dinis, Presidente da Associação de Andebol de Leiria e Ana Maria, Presidente da Associação de Andebol de Lisboa.