O estado brasileiro do Rio Grande do Sul enfrenta atualmente uma crise climática e humanitária sem precedentes.
Fortes chuvas e inundações causaram estragos em mais de 400 cidades, impactando a vida de quase dois milhões de pessoas.
Tragicamente, o número de mortos ultrapassou os 150 e mais de 600.000 pessoas foram deslocadas. Nem o desporto foi poupado.
Os tradicionais clubes de futebol Grêmio e Internacional não podem receber jogos devido às inundações das suas instalações desportivas, incluindo estádios e centros de treinamento. As autoridades locais declararam este desastre natural como o pior que o estado já enfrentou.
À luz desta catástrofe, a SIGA apela urgentemente à comunidade global por solidariedade e apoio humanitário. Cada ação e doação pode fazer uma diferença significativa.
Após cuidadosa consideração, recomenda-se apoiar o Luz Alliance Fund, projeto criado em 2020 pela supermodelo brasileira Gisele Bündchen em parceria com a Brazil Foundation. O fundo está atualmente fornecendo recursos para famílias devastadas pelas enchentes.
Entre os projetos sociais apoiados estão o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, o Instituto Cultural Floresta e o Grupo Voluntário de Busca e Salvamento.
Com quase 25 anos de experiência, a Fundação Brasil está avaliando diligentemente organizações adicionais para garantir que a ajuda chegue aos parceiros de maior impacte durante esta fase crítica de emergência.
A SIGA agradece sinceramente e incentiva todos a se juntar à nossa rede de apoio ao Rio Grande do Sul.