O recordista do mundo do lançamento do peso F40, Miguel Monteiro, sagrou-se, este domingo, vice-campeão do mundo nos WPA, que estão a decorrer em Kobe, no Japão.
Foi ao quinto ensaio que o português fez a melhor marca no concurso, 10,95 metros, que foi ganho por Denis Gnezdilov, com um lançamento de 11,36 metros, recorde dos campeonatos.
“Foi um concurso exigente, que nos obrigou a estar bastante ativos, naquilo que foi a preparação dos lançamentos, devido ao frio. No entanto, consegui responder bem e ficar no segundo lugar. Este é o resultado de um trabalho de equipa, para o qual contribuíram o treinador, os colegas de treino e a minha família. Agora é continuar a preparar os Jogos Paralímpicos de Paris e acreditar que é possível fazer mais e melhor”, disse Miguel Monteiro no final da competição.
Competiu também hoje Igor Raevschi, que foi sexto no lançamento do peso F53, com a marca de 5,42 metros, a sua melhor nesta temporada, na sua estreia nestes campeonatos. A prova foi ganha Giga Ochkhikidze, da Geórgia, com a marca de 8,79 metros, recorde dos campeonatos.
“Estou muito feliz por ter tido a oportunidade de participar a um nível tão alto e poder conhecer os meus oponentes. Claro que não são os resultados que um atleta procura, mas algumas vezes ganhamos e outras vezes aprendemos”, referiu Igor Raevschi após a prova-.
No sexto lugar classificou-se Sara Araújo, mas no salto em comprimento T12, com 3,99 metros, recorde pessoal. A prova foi ganha Kholbekova Yokuthkhon, do Uzbequistão, com a marca de 5,48 metros (v: +2,1m/s).
Carina Paim passou à final dos 400 metros T20, na segunda posição da sua série, sexta no total das eliminatórias, com a marca de 58,93s, a melhor nesta temporada. A final disputa-se esta madrugada, às 3h12m, hora de Portugal.
Márcia Araújo entra em ação também esta segunda-feira, mas às 10h50, hora de Portugal, nas eliminatórias dos 400 metros T12.
Os resultados completos podem ser consultados em Kobe 2024 Para Athletics World Championships | Schedule & Results (paralympic.org).
Carolina Duarte bateu o recorde da europa nos 400 metros T13
Carolina Duarte estabeleceu um novo recorde da Europa nos 400 metros T13, com 54,72s, no Meeting Cidade de Lisboa.
O anterior recorde estava na posse da atleta Valiyeva Lamiya, com a marca de 55,00s.
“Estou muito contente por ter batido este recorde. Confesso que já era um objetivo meu há algum tempo. Finalmente consegui batê-lo e vou assim muito motivada para os Campeonatos do Mundo, no Japão. Espero melhorar ainda mais. Estou muito feliz com o trabalho desenvolvido com a minha equipa”, referiu Carolina Duarte.
A atleta do JOMA parte para Kobe, Japão, onde se juntará à restante comitiva, como recordista da Europa e atual número 1 do ranking mundial.
Destaque ainda para Igor Oliveira, no Meeting Cidade de Lisboa, que bateu o recorde do mundo nos 100 metros T20, distância que não entra no programa paralímpico, mas que deixa bons indícios para os Campeonatos da Europa Virtus, que se realizam no próximo mês de junho em Uppsala, Suécia.
O atleta do Sporting cumpriu a distância em 10,62s, retirando 4 centésimos ao anterior recorde, que já lhe pertencia.
Fotos – FPA e António Borga/CPP