Terça-feira 26 de Novembro de 2024

Seleção Nacional de Andebol (sub-18) com estreia vitoriosa para Portugal em Lagoa

Comandados de Nuno Santos derrotaram a Chéquia no jogo de abertura do Torneio Internacional que vai decorrer até ao dia 11 de maio. Esta sexta-feira o adversário será a Suíça às 19h00 – transmissão em direto na andeboltv.

andebol_sub18_maio2024

FP Andebol

No jogo que deu as boas-vindas ao Torneio Internacional de Lagoa, que serve de preparação para o Campeonato da Europa deste ano, a Seleção Nacional sub-18 levou de vencida a congénere da Chéquia, por 38-34.

O segundo adversário de Portugal será a Suíça, esta sexta-feira às 19h00 e o duelo de despedida será frente à Espanha, a partir das 17h00 deste sábado.

Tiago Sousa abriu o ativo em Lagoa e, depois de um curto período de parada e resposta, foi o mesmo central de 18 anos que assinou o 4-2, para dar a primeira vantagem de dois golos à Seleção Nacional, aos cinco minutos. A boa entrada lusa não parou por aí, porque João Bandeira Lourenço, ao seu estilo, fechou um parcial de 3-0, e trouxe uns inéditos três golos à maior (5-2), com sete minutos decorridos.

Tudo parecia bem encaminhado, mas a Chéquia ainda não tinha entrada verdadeiramente no jogo, e quando o fez, respondeu na mesma moeda: três golos de uma assentada e jogo de novo empatado (5-5), com a ajuda do guarda-redes Jan Micke – que haveria de protagonizar um primeiro alto de bom nível.

Portugal não se deixou afetar e guarda-redes Bernardo Sousa ajudou os companheiros a trazer de novo três golos de vantagem aos 13 minutos (9-6). Pouco depois, na sequência de uma interceção, o lateral Leonardo Anastácio encontrou via aberta para assinar o 10-6 e dar, pela primeira vez, quatro golos a à equipa das Quinas.

No entanto, a Chéquia aproveitou um período de menor eficácia lusa para colocar tudo a zeros novamente, com melhorias claras no desempenho defensivo. Aos 20 minutos, veio o primeiro time-out, para os checos que, depois da paragem e com o marcador em 11-10, assinaram um parcial de 0-2, para festejarem a primeira reviravolta (11-12), se bem que o intervalo chegou com o resultado 17-17.

No reatar do encontro, Portugal precisou de apenas quatro minutos para voltar ao patamar dos dois golos (19-17) e a Chéquia de outros dois para os anular (20-20). Aos 43 minutos, quando Portugal vencia por 24-23, Nuno Santos pediu time-out e, na sequência, trouxe de novo profundidade à defesa lusa. Seguiu-se uma troca perfeita de golos nas duas balizas até João Bandeira Lourenço assinar o 29-26, aos 49 minutos, que deu três golos à maior a Portugal. O treinador da Chéquia pediu time-out, com 10 minutos para se jogar.

Após a paragem, um parcial luso de 3-1 num curto espaço de tempo finalizado por Gabriel Sequeira, praticamente sentenciava a partida a favor da Seleção Nacional (32-27). Com o jogo aparentemente controlado, uma exclusão para a equipa lusa permitiu à Chéquia reduzir ainda a desvantagem para três golos (36-33), sem colocar em causa o desfecho favorável aos portugueses.

João Bandeira Lourenço, com uns impressionantes 10 golos marcados, foi o melhor marcador do encontro, à frente de Tiago Sousa, que marcou oito, e do checo Tomáš Vomáčka, autor de sete.

Resultado Final: 38-34

Ainda esta quinta-feira, Suíça e Espanha estrearam-se no torneio, em jogo que resultou em vitória dos espanhóis por uns escassos 27-28. Esta sexta-feira, no segundo dia de competição, a congénere helvética mede forças com Portugal, enquanto os checos voltam à ação para jogar com nuestros hermanos. A andeboltv mostra-lhe tudo em direto.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.