O Sport Lisboa e Benfica sagrou-se campeão nacional de seniores masculinos pela 12ª vez – quinta consecutiva – ao vencer, na Luz, o Sporting Clube de Portugal por 3-1 (25-21, 16-25, 25-15 e 25-23) no quinto e último jogo do Play-off do título da Elite – 3.ª Fase da Liga Una Seguros.
Os benfiquistas André Aleixo e Felipe Banderó, ambos com 17 pontos, e os sportinguistas Lucas Vanberkel e Wagner Silva, com 13 cada, foram os melhores pontuadores do jogo.
Após terem conquistado a Supertaça no arranque da época 2023/2024, as águias rubricaram o pentacampeonato e estão agora a um título do Instituto Superior Técnico (13, sete dos quais consecutivos) e a seis do Sporting Clube de Espinho (18). O Sporting Clube de Portugal tem seis títulos de campeão nacional.
No final, o técnico benfiquista, Marcel Matz, salientou que “nunca pensei chegar tão longe (pentacampeonato) e fico muito agradecido pelo trabalho dos jogadores neste que foi mais um ano muito duro. Parabéns ao Sporting, que foi sempre um adversário complicado e digno “.
Tiago Violas, distribuidor benfiquista, afinou pelo mesmo diapasão, dando “parabéns à equipa do Sporting, porque fez uma grande final e um grande campeonato. Sabíamos que ia ser difícil, apesar de termos sido mais regulares no campeonato e termos garantido o fator casa, que, como prevíamos, acabou por ser muito importante, como ficou provado ao longo deste playoff final.
Estamos todos de parabéns e estou muito feliz por isso. Foi uma época muito difícil, mas foi também um triunfo inteiramente merecido pela nossa postura ao longo de todo o campeonato”.
João Coelho, treinador do Sporting, começou por dar os parabéns ao Benfica, tendo acrescentado que “o nosso adversário da final é uma equipa muito experiente e mereceu o triunfo. Nós demos tudo esta época e fizemos um caminho longo, se calhar demasiado longo, para agora podermos estar aqui. Jogámos sempre de olhos nos olhos e discutimos esta final até ao último ponto e acho que os nossos jogadores mereciam disputar o quinto set. Saímos de cabeça erguida, com muito orgulho nesta rapaziada. Colocámos sérias dificuldades ao Benfica, o título ficou em cima do muro, mas acabou por pender para o lado do nosso adversário”.