ATLETISMO – Taça Campeões Europeus
Confirmada que foi a ausência das equipas (masculina e feminina) do Luch (Rússia), nem por isso o número de candidatos à sucessão aumenta significativamente.Por questões financeiras ou de outra ordem – em função da crise (de ordem política) que vive no país e que está associada à Ucrânia e desta para o mundo ocidental – a verdade é a ausência é certa.
E, como se referiu, os maiores beneficiários serão os italianos da Fiamme Gialle e os espanhóis das Playas de Catellon, no sector masculino, e o Valência terra i Mar e o USK da República Checa, na parte feminina, os que tem ocupado os restantes lugares do pódio nas edições anteriores.
Recorde-se que o Luch é o campeão em título há mais de dezena e meia de anos, tendo acumulado até 2013 dezasseis triunfos no feminino e doze no masculino, pese embora tenha perdido nos dois últimos anos nos homens.
Em fase ascensional desde 2012 – ou por quebra dos russos – os italianos ganharam os dois últimos anos e vão chegar a Vila Real de Santo António com maior ânimo.
Em termos nacionais, o Benfica vai apresentar-se na competição masculina, onde foi 4º o ano passado, pelo que poderá beneficiar da desistência russa, pese embora a equipa não se apresente na máxima força pela ausência, em especial, de Nelson Évora (triplo), Rasul Dabó (barreiras) e Rui pedro Silva (fundista).
No feminino, caberá ao Sporting, enquanto campeão nacional (tal como o Benfica) representar o país sendo objectivo da formação leonina tentar chegar ao 4º posto, depois do quinto alcançado o ano passado.
Para além disso, nas 15 equipas presentes imperam alguns dos melhores atletas mundiais, o que é sinal de qualidade para a competiçãoUma das formações presentes – o Enke (Turquia) – é treinada pelo técnico português Fausto Ribeiro, que catapultou Francis Obikwelu para o estrelato mundial anos atrás, estando o leque das presenças alinhados da seguinte forma:
Masculinos: Fiamme Gialle (Itália), Playas Castellon (Espanha), Benfica, Shaftesbury (G. Bretanha), Entente Val D’Oise (França), Dukla de Praga (Rep. Checa), Maccabi Telavive (Israel) e Enka (Turquia).
Femiminos: Enka (Turquia), Sporting, Valencia Terra i Mar (Espanha), USK Praga (Rep. Checa), Edimburgh (G. Bretanha), Spartak Dubnica (Eslováquia) e Sparta (Dinamarca).
O programa de provas desenrola-se neste sábado e domingo, da parte da tarde, no Estádio de Vila Real de Santo António.