No primeiro dia de competição do Dushanbe Grand Slam (Tajiquistão), Catarina Costa (-48kgs) entrou no tatami frente a Leyla Aliveya (Azerbeijão) e, num longo combate, venceu por ippon.
Seguiu-se Maruasa Stangar (Eslovénia) que foi mais forte e venceu por wazari. Catarina no combate com a espanhola Eva Soler saiu vencedora por wazari e, na repescagem, a judoca lusa voltou a encontrar Milica Nikoloc (Sérvia), sua adversária no europeu de há uma semana.
Num combate muito duro e explosivo, em que Catarina teve alguma dificuldade em enfrentar a adversária, acabou por ser desclassificada pelo vídeo-árbitro após uma queda em que foi castigada, numa decisão não consensual, tendo concluído a prova no 5º Lugar.
Outro judoca português com relevo foi Rodrigo Lopes (-60kgs), que conquistou a 7ª posição. Isento da primeira ronda venceu por wazari o chinês Wei Lingyun. Frente a M. Quvatou (Tajiquistão) perdeu por wazari. Na repescagem voltou a ceder por ippon na luta com o atleta do Tajiquistão – Haqdod Gulov.
Maria Siderot (-52kgs) começou por vencer por wazari – Akhliya Muminova (TJK) mas perdeu também por wazari frente a Glafira Borisova (AIN).
Telma Monteiro (-57kgs), que recebeu no último europeu o prémio “Best of the Best” foi vencedora por ippon frente a Bakyt Kussakbayens (Kas) mas acabou por ceder por ippon no combate seguinte frente à italiana Veronica Toniolo.
Este sábado, (-63kgs) Bárbara Timo cedeu por wazari frente á atleta russa Dali Liluashvili e (-70kgs) Tais Pina foi eliminada por ippon por Shokhista Nazarova (Uzbequistão).
Neste domingo, é a vez de Patrícia Sampaio defrontar a judoca russa Nadezhda Tatarchenko.