A ginasta Filipa Martins venceu, este sábado, o “SmartScoring Shooting Star Award”. O galardão foi entregue durante o Campeonato da Europa de Ginástica Artística Feminina, que está a decorrer em Rimini, e tem como missão reconhecer “ginastas com histórias marcantes”.
Filipa Martins nasceu em 1996 e começou a fazer ginástica com apenas 4 anos no Sport Club do Porto, onde permaneceu até 2018. Em 2019 acabou por se mudar para o Acro Clube da Maia, clube onde permanece até aos dias de hoje.
Em 2021, a olímpica portuguesa apresentou ao mundo “O Martins”, um elemento de Paralelas Assimétricas que foi reconhecido pela Federação Internacional de Ginástica como um “F” no Código de Pontuação. Aos 28 anos – e depois de cinco cirurgias aos pés – conseguiu ainda a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A popularidade da Filipa é um marco para Portugal fazendo com que muitas jovens ginastas a vejam como uma referência e queiram seguir os seus passos no mundo da Ginástica.
Sem dúvida que este prémio é mais um marco importante na carreira de Filipa Martins, em vésperas de estar de novo nos Jogos Olímpicos onde, quem sabe, pudesse fazer um resultado de alto gabarito e atingisse um pódio que seria a coroa de ouro sobre azul.
Entretanto, concluiu o europeu num quinto lugar de excelência nas paralelas assimétricas, o melhor de sempre para Portugal num europeu, desde o ano que decorreu na cidade italiana de Rimini.
Com uma prova irrepreensível a olímpica executou um exercício de 13.700 pontos, depois de ter sido 8ª nas qualificações.