Terça-feira 23 de Novembro de 6934

Prémio “Mérito Desportivo – Alto Prestígio” para Carlos Lopes na Gala do Desporto

Carlos Lopes, o primeiro campeão olímpico que o desporto nacional conheceu em 1984, vai receber mais um prémio pelo brilhantismo de uma carreira recheada de resultados a alto nível, tendo sido o primeiro a catapultar Portugal para o pódio dos “Deuses Olímpicos”.

carlos lopes campeao

DR

Ao longo de uma carreira de duas décadas, Carlos Lopes como que “brindou” os portugueses com mais títulos, recordes do mundo e da europa, triunfos de alto prestígio, numa demonstração de pujante das suas qualidades atléticas, a que Portugal muito deve porque a ele se deveu a fase de maior massificação no atletismo português, porquanto foi o primeiro a chegar ao que nenhum outro tinha conseguido.

Foi por isso, que a Confederação do Desporto de Portugal deliberou atribuir – no decorrer da 27ª Gala do Desporto, a realizar esta sexta-feira no Pavilhão Carlos Lopes – o prémio “Mérito Desportivo-Alto Prestígio” como forma de enaltecer esta figura ímpar do atletismo e do desporto nacional.

Na mesma cerimónia, a Confederação do Desporto de Portugal vai homenagear os campeões mundiais e europeus – premio “Desportistas do Ano” – que conquistaram títulos ao longo do ano de 2023, valorizando, assim, os resultados de excelência nas mais diversas modalidades que compõe o Desporto português.

Os grandes vencedores, nas suas diversas categorias, vão ser conhecidos na referida, que é uma referência incontornável no panorama desportivo nacional.

À semelhança das últimas edições do evento, este ano voltam a ser apresentadas seis categorias de prémios, sendo que para cada um deles foram selecionados cinco finalistas.

Depois dos nomes indicados pelas federações para cada uma das categorias, um júri composto por presidentes de federações desportivas, presidentes de outras organizações desportivas e outras personalidades, escolheu os respetivos cinco finalistas por cada categoria, que, recorda-se, são os seguintes:

Categoria “Treinador”:

Alberto Silva (Natação); Francisco Neto (futebol); Gabriel Mendes (ciclismo); Hélio Lucas (canoagem); Paulo Jorge Pereira (andebol).

Categoria “Jovem Promessa”:

António Morgado (ciclismo); Diogo Madu Teixeira (skate); Diogo Rema (Andebol); João Neves (futebol); João Nuno Batista (triatlo).

Categoria “Equipa”:

Ana Walgode e Pedro Walgode (patinagem artística); Equipa Sénior All Around (ginástica de trampolins); Ivo Oliveira e Iúri Leitão (ciclismo de pista); João Ribeiro e Messias Batista (canoagem K2 500m); Seleção A Feminina (futebol).

Categoria “Desporto Adaptado”:

Diogo Cancela (natação adaptada); Miguel Vieira (judo adaptado); Norberto Mourão (paracanoagem); Vicente Pereira (natação adaptada); Carla Silva Oliveira (Desporto para Pessoas com Deficiência/Boccia).

Categoria “Atleta Feminina”:

Ana Filipa Martins (ginástica artística); Auriol Dongmo (atletismo); Francisca Nazareth (futebol); Maria Martins (ciclismo); Teresa Portela (canoagem).

Categoria “Atleta Masculino”:

Bernardo Silva (futebol); Diogo Matos Ribeiro (natação); Fernando Pimenta (canoagem); Iúri Leitão (ciclismo de pista); João Almeida (ciclismo de estrada).

Os vencedores são escolhidos pelo público e pelos presentes na 27ª Gala do Desporto de Portugal, por votação online (consultar site da CDP).

Para além de distinguir os agentes desportivos portugueses e os seus desempenhos de excecional valor, este ano o evento também conhecido como os “Óscares do Desporto Português” prestará a devida homenagem aos Atletas Campeões do Mundo e da Europa (nos escalões júnior e sénior), reconhecendo-os publicamente o louvor pelos seus feitos desportivos.

De salientar que Gala do Desporto de Portugal tem-se tornado, ao longo dos anos, um ponto de encontro incontornável para várias figuras do Desporto português em representação de diversas modalidades, nomeadamente candidatos aos prémios, para além das mais diversas instituições do setor, atletas, treinadores e outros agentes do fenómeno desportivo.

“A Gala do Desporto” é a grande celebração do Desporto Nacional e é com o maior orgulho que a CDP todos os anos organiza um evento eclético que reúne a comunidade desportiva portuguesa no sentido de reconhecer o mérito e desempenho daqueles que mais se destacaram nas mais diversas modalidades desportivas”, destacou Daniel Monteiro, presidente da CDP.

© 6934 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.