Pedro Buaró, que triunfou com recorde do meeting, e as velocistas sub-23 que correram as estafetas de 4×100 metros conquistaram dois recordes nacionais no meeting ibero-americano, em Huelva (Espanha), onde a chuva e o vento não colaboraram.
No Encontro Ibérico de Estafetas, Portugal obteve dois recordes nacionais sub-23 nos 4×100 metros femininos. Na final B, a primeira prova do Meeting, a seleção nacional foi segunda-classificada (atrás das sub-20 espanholas, que correram em 45,28 segundos) com a marca de 45,32 segundos, num quarteto comporto por Joana Dias, Leonor Ferreira, Lurdes Oliveira e Íris Silva. Nessa mesma prova, a equipa de Portugal sub-20, composta por Beatriz Castelhano, Joana Barreto Santos, Margarida Oliveira e Rita Barbosa, correu em 46,04 segundos.
Depois, na final A, um novo quarteto sub-23, composto por Vera Monteiro, Leonor Ferreira, Lurdes Oliveira e Íris Silva, obteve o triunfo na prova, com a marca de 45,16 segundos, melhorando o recorde conseguido uma hora antes. A equipa de sub-20, comporta por Beatriz Castelhano, Yoana Pestana, Margarida Oliveira e Rita Barbosa foi quinta classificada, com a marca de 45,93 segundos.
Quanto às equipas masculinas, na final B, a seleção nacional absoluta terminou em primeiro lugar, com a marca de 39,59 segundos, o quarteto nacional incluía David Landim, André Prazeres, Delvis Santos e Frederico Curvelo. A formação sub-20 foi desclassificada.
Depois, na final A, o mesmo quarteto voltou a triunfar, melhorando a marca (39,85 segundos), com a equipa sub-20 a terminar em sexto lugar, com 42,02 segundos. Integraram a equipa, os jovens Tomás Matos, Miguel Villamudria, Vasco Sendas e Diogo Vaz.
A melhor classificação individual foi alcançada por Pedro Buaró, no salto com vara. Apesar da chuva no início da competição, o benfiquista e detentor do recorde de Portugal, terminou em primeiro lugar com a marca de 5,50 metros, recorde do meeting.
Quem também aproveitou bem esta presença em Huelva foi Etson Barros (Benfica), que correu os 3.000 metros obstáculos, terminando em quinto lugar, com a marca de 8.24,25, a melhor marca nacional do ano.
No salto em comprimento, nota para a primeira competição ao ar livre de Evelise Veiga (Sporting), abrindo com 6,21 metros (v: +0,8 m/s), marca que não conseguiu superar mais, terminando em quarto lugar.
No lançamento do peso feminino, Jessica Inchude (Sporting) foi a melhor, fechando em quarto lugar, com a marca de 17,62 metros, enquanto Eliana Bandeira (Benfica) foi sétima classificada com 17,24 metros.
Mamudo Baldé nos Jogos Paralímpicos
Mamudo Baldé conquistou hoje a marca de qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris 2024, nos 100 metros, em Lisboa.
O atleta sub-20, da Associação Jorge Pina, realizou a prova de 100 metros em cadeira de rodas em 14s16′ (v: 0,3 m/s), no Meeting do Trabalhador, que decorreu durante o dia de hoje, no Estádio 1º Maio – Inatel, em Lisboa.
Com esta marca, Mamudo Baldé sobe ao 6º lugar do ranking mundial, a 15 dias do Campeonato do Mundo WPA, Kobe 2024, que se realiza no Japão.
Mais tarde, Baldé competiu ainda nos 400 metros em cadeira de rodas, tendo vencido em 49s65′.