Segunda-feira 01 de Novembro de 5976

50 Anos do FAOJ comemorados neste 30 de abril

Com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, Carla Mouro; o Magnífico Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira; o Presidente do IPDJ, Vítor Pataco e outras individualidades que encheram o auditório do Polo do Caleidoscópio (parte norte do Campo Grande), cumpriu-se a primeira parte do programa.

IMG_7601

DR

Na foto, presença também de Ana Semblano, Diretora do Museu do Desporto (ainda fechado, na Praça dos Restauradores, devido a obras), presença alargada ao Conselho Diretivo do IPDJ e a outras figuras da juventude e desporto português, como a deputada Edite Estrela.

Depois dos discursos circunstanciais das personalidades referidas, foi recordado que o FAOJ (Fundo de Apoio às Organizações Juvenis) foi um dos primeiros documentos orientadores aprovados pela Junta de Salvação Nacional, tendo sido publicado no Diário da República deste dia 30 de abril de 1974.

Daí para cá, com a evolução, entretanto havida ano após ano, o FAOJ deixou de existir e todos os assuntos relativas à juventude vieram terminar (onde ainda se encontram) no Instituto Português do Desporto e Juventude, que promoveu o evento, sendo de salientar a apresentação de um vídeo com grande parte dos responsáveis da estrutura da juventude ao longo dos anos.

Na segunda parte, foi inaugurada a exposição “50 Anos a ser jovem: 30 de abril de 1974 – criação do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (FAOJ)”, na qual se eu a conhecer parte da história da juventude em Portugal e na Europa, a evolução das instituições dedicadas à juventude, além de testemunhos de personalidades relevantes nas políticas de juventude, que se afirmaram em diversas áreas da vida cívica e política.

Esta exposição é pontuada por curiosidades, objetos e ilustrações, num percurso dinâmico onde não falta informação útil, envolvendo os visitantes no conhecimento e na construção da história da democracia portuguesa.

IMG_7598

DR

A mostra estará aberta ao público, todos os dias, das 10h00 às 19h00 até ao dia 2 de junho, percorrendo de seguida o país através das direções regionais do IPDJ, a saber:

DR Norte – Casa das Associações, Porto (de 8 de junho a 6 de julho):

DR Centro – Sala Polivalente, Coimbra (de 13 de julho a 10 de agosto);

DR Alentejo – Biblioteca Municipal de Portalegre (de 17 de agosto a 14 de setembro);

DR Algarve – Galeria de Exposições, Faro (de 20 de setembro a 19 de outubro);

DR Lisboa e Vale do Tejo – Centro de Juventude de Lisboa, Parque das Nações (de 26 de outubro a 30 de novembro).

À noite, a partir das 20h45, realizou-se no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, com entrada gratuita, a sessão de entrega dos prémios das Boas Práticas do Associativismo Jovem, que contará com a sessão de poesia performativa “Silêncio do Cravo Eterna Vila”, por Maria Caetano Vilalobos; a dança e percussão tradicional africana, por Batoto Yetu; e, por fim, o concerto da artista Capicua.

IMG_7600

DR

O FAOJ serviu para ajustar as estruturas de apoio às iniciativas juvenis e às novas realidades no domínio da ocupação dos tempos livres “integrados numa permanente formação democrática, com vista à participação esclarecida das pessoas jovens na vida coletiva”.

© 5976 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.