Não sendo novidade – porque a atleta já o tinha divulgado – Jéssica Augusto representar Portugal na maratona do Campeonato da Europa que em Agosto próximo terá lugar na cidade suíça de Zurique.Jéssica, que confirmou mínimos com o recorde pessoal de 2.24.25 (este ano), terá a companhia de Marisa Barros (2.26.51 do ano passado), de Filomena Costa (Sporting Braga), com 2.31.08 (este ano em Hamburgo) e Doroteia Peixoto (Maratona), com 2:36:51 (também em Hamburgo).
A equipa masculina é composta por Ricardo Ribas (Benfica) com 2.14.37 (este ano), José Moreira (Benfica), com 2.13.37 (este ano), Rui Pedro Silva (Benfica), com 2.12.15 e Hermano Ferreira (Sporting), com 2.13.28.
Para os 20 km marcha, a escolha recaiu em João Vieira (Sporting), com 1.23.20 e seu irmão Sérgio Vieira (Benfica) com 1.24.13, enquanto nas senhoras foram escolhidas Ana Cabecinha (Pechão- Algarve), com 1.27.49 e Vera Santos (Sporting), com 1.28.02.
O único concorrente nos 50 km é Pedro Isidro (Benfica), com 3.56.15.
Falta ainda escolher uma atleta para os 20 km, tendo a federação, “após analisar a prestação das atletas Inês Henriques (Clube de Natação de Rio Maior) e Susana Feitor (Individual) durante o período estabelecido nos critérios de selecção, e dada a proximidade de valor e estado de forma entre as duas atletas mencionadas, decidido criar mais um momento de avaliação, a ter lugar no Grande Prémio de Marcha da Corunha, a 31 de maio, estabelecendo-se que a vencedora do confronto directo entre as duas atletas será a pré-seleccionada”.
Como tem acontecido nos últimos anos, as quatro atletas referidas tem conseguido os mínimos, o que tem levado a que a “batata quente” para a escolha das regulamentares três presenças, caiba à Direcção federativa, cujas decisões tem sido alvo de críticas por parte da que não é escolhida. Espera-se que este ano haja consenso.
A selecção definitiva para esta competição será divulgada a 4 de Agosto.