Agate Sousa (Benfica), que recentemente adquiriu a cidadania portuguesa, esteve em evidência no Meeting da Liberdade, que a Associação de Atletismo de Lisboa levou a efeito, no Estádio 1º de Maio (INATEL).
A atleta venceu o salto em comprimento 6,92 metros, embora com vento favorável (+2,1 m/s), com um segundo salto de 6,88 m (+1,6 m/s). Foi um concurso fantástico pois a atleta ainda fez mais dois saltos acima de 6,80 (6,83 e 6,81).
Com este registo (6,88), Agate Sousa subiu a segunda portuguesa de sempre e detém a quinta melhor marca mundial do ano. Este registo supera a marca de qualificação direta para os Jogos Olímpicos, mas a atleta ainda não é portuguesa aos “olhos” da World Athletics (o que se estranha).
No mesmo meeting registaram-se outros resultados relevantes. Na prova de 1.000 metros, excelente corrida de José Carlos Pinto, cortando a meta em 2.19,75, sendo agora o segundo melhor português de sempre na distância, apenas superado por Rui Silva (com 2.16,30, em 1999).
Nos 100 metros, as finais realizaram-se com vento superior ao regulamentar, mas contam as marcas das eliminatórias. Assim, em masculinos Raynier Mena (Benfica) venceu em 10,14 segundos (+2,5), mas fez 10,18 na eliminatória com vento regulamentar. Roger Iribarne correu 10,33 na final e André Prazeres correu em 10,44 (mas fez na eliminatória 10,45). Nas eliminatórias, David Landim correu em 10,55 segundos (+1,1), sendo agora oitavo sub-20 de sempre.
Em femininos, triunfo de Gorete Semedo em 11,34 segundos (v: +2,9 m/s), à frente de Lorene Bazolo, que fez 11,40 (11,35 regulares na eliminatória, com Rosalina Santos a correr em 11,38).
Destaque para os 300 metros, com Leonor Ferreira a triunfar em 38,82 segundos, em femininos, enquanto a prova masculina conheceu como vencedor Delvis Santos, em 33,23 segundos, sendo quinto de sempre, com André Franco (sub-23) também a destacar-se com 34,05 segundos.
No salto em comprimento masculino, Gerson Baldé voltou a passar os 8 metros (8,02), mas o vento soprava a velocidade superior ao regulamentar (2,4).
Meeting Vítor Tavares em Faro abre (hoje) Circuito anual de pista
O Meeting Vítor Tavares, em Faro, que se realiza este sábado, abre a edição de 2024 do Circuito de Meetings de Portugal. Organizado pela Casa do Benfica de Faro, com o apoio da Associação de Atletismo do Algarve e da Câmara Municipal de Faro, este meeting vai ter a 15ª edição!
Com as provas a terem o seu início às 16 horas, a organização conta nas inscrições com atletas da Irlanda, de Espanha, da Finlândia, dos Países Baixos e da Grã-Bretanha, para além dos portugueses.
Das listas de inscritos proporcionadas na plataforma de inscrições, destacam-se os participantes no lançamento do peso: em masculinos, Francisco Belo (Benfica) e Tsanko Arnaudov (Torreense), dois atletas com objetivos claros de conseguirem a qualificação para as grandes competições da época, os Europeus em Roma e os Jogos Olímpicos em Paris; em femininos, Jessica Inchude (Sporting) e Eliana Bandeira (Benfica), com estas a ostentarem já marca de qualificação para Roma (e em bom caminho para Paris).
Destaca-se a prova de 2.000 metros obstáculos, distância pouco usada em Portugal, mas que permitirá aos atletas uma pontuação interessante para os World Rankings. Estão nas listas os benfiquistas Etson Barros e André Pereira e ainda João Pais, do CA Seia.
Ainda, o salto em comprimento conta com a presença de Pedro Pires (Sporting), enquanto o disco destaca Emanuel Sousa (Benfica), recém recordista de Portugal.
Mais informações na página da prova (com ligações para a página da organização e plataforma de inscrições e resultados – se houver streaming, a ligação será disponibilizada na página da Associação de Atletismo do Algarve).
Torneio Nacional Atleta Completo em Pombal
A cidade de Pombal recebe este fim-de-semana a 31.ª edição do Torneio Nacional Atleta Completo, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município de Pombal.
Esta competição, da área juvenil, de provas combinadas, é destinada a atletas dos escalões sub-16 (heptatlo) e sub-14 (pentatlo), em representação das associações distritais. A classificação da competição, de carácter coletivo, é apurada com base nas pontuações individuais dos atletas.
Ao longo de mais de três décadas, a competição conheceu várias faces, com diversos escalões. Em relação á competição do ano transato, deixa de existir o escalão sub-18, substituído pelo escalão sub-14, que estava ausente desde 2013.
Nestas 31 edições, a seleção de Lisboa é quem tem melhor pecúlio, com 27 subidas ao pódio, sendo 14 delas no degrau mais alto. No entanto, Lisboa já não consegue triunfar desde a pandemia, com Leiria a sobressair, tendo obtido três títulos consecutivos, dos oito que ostenta no seu palmarés, somando ainda 14 presenças no pódio.
No ano passado, na prova também disputada em Pombal, Leiria derrotou Lisboa e a seleção dos Açores.
Estarão em disputa as provas de heptatlo (80m, comprimento, dardo – 600g+100 m barreiras, peso – 4 kg, altura e 1000 metros, em masculinos; 80 m barreiras, dardo – 500g, altura+80m, comprimento, peso – 3kg, 800 m), para os sub-16, e de pentatlo (60m, compriment0+60m barreiras, peso – 3kg, 1000m, em masculinos; 60m, peso – 2kg+60m barreiras, comprimento, 1000m). O programa-horário inicia-se no sábado às 15 horas e no domingo às 9 horas.
Mais informações na página da FPA, enquanto os resultados oficiais serão publicados na plataforma FPA Competições.