Com os ares do Algarve favoráveis, o Benfica regressou a Lisboa com um triunfo (3-1) relativamente fácil, somando os três pontos regulamentares e, com isso, obrigou o Sporting a ter que esperar mais uma ou duas semanas para se conhecer o campeão da época de 2023/2024.
Por outro lado, o Benfica poderá, na próxima jornada – se vencer o Sporting de Braga (Estádio da Luz, no sábado) – fixar-se definitivamente no segundo lugar, considerando que manterá os 11 pontos de avanço do FC Porto e apenas faltarão três jogos para o final do campeonato.
Nesta segunda-feira, o Benfica dominou em pleno, com 20-14 remates, dos quais 9-2 para a baliza, com 63/37% de posse de bola, correspondente a 638 passes contra 372 dos algarvios.
Kokçú (16’) abriu o marcador, depois de, no miolo da pequena área, receber um passe de Bah, pela direita, rematando colocado e à vontade, porque não tinha defesas por perto.
Num golo de “raiva”, com a bola a andar de um para outro lado, tipo carambola, o Farense empatou (23’) depois de Belloumi rematar forte e metendo a bola entre o poste o braço de Trubin (o que não foi a primeira vez) com a falha de segurança do guardião benfiquista.
Ainda no primeiro tempo (34’), Arthur Cabral, numa jogada a papel químico de Bah para meter a bola no meio da pequena área e chegar ao avançado que rematou forte e sem defesa, fazendo o 2-1, tendo o jovem Carreras, que se estreou pelos encarnados, obtido o 3-1 depois de dominar a bola fora da grande área do lado esquerdo, retornar para a grande área, fintar um defesa algarvio e rematar junto ao poste, também com culpa do guardião, ao deixar entrar a bola entre si e o poste.
Concluída a 30ª jornada, o Sporting continua a comandar, com 80 pontos, à frente do Benfica (73), FC Porto e Sporting Braga (62), Guimarães (57), Arouca (44), Moreirense (43), Famalicão (36), Casa Pia (32), Farense, Rio Ave e Gil Vicente (31), Boavista e Estoril (30), Estrela Amadora (29), Portimonense (28), Chaves (23) e Vizela (21).
Nos golos, Gyokeres (Sporting) voltou a fugir, tendo agora 23, seguido de Simon Banza (Braga), 21; Rafa Mújica (Arouca), 20; Cádiz (Famalicão), 15; Héctor (Chaves) e Samuel Essende (Vizela), 14; Paulinho (Sporting), Rafa (Benfica) e Cristo Gonzalez (Arouca), com 12.
A 31ª ronda inicia-se na 6ª feira, com o Gil Vicente-Arouca (20h15), seguindo-se, no sábado, Benfica-Sporting de Braga (18h); com o FC Porto-Sporting no domingo (20h30).