A dupla formada por Ivo Oliveira e Iúri Leitão conquistou a medalha de bronze na prova de Madison da Taça das Nações de Ciclismo de pista, em Milton, Canadá.
Os ciclistas portugueses somaram 46 pontos, depois de terem pontuado em oito “sprints” e conseguirem dobrar o pelotão uma vez. O ouro foi para os belgas Lindsay de Vylder/Robbe Ghys (67 pontos) e a prata para Yanne Dorenbos/Jan van Schip (50).
Com este resultado, Ivo Oliveira e Iúri Leitão consolidaram a posição de Portugal em zona de qualificação no ranking olímpico, que fechou nesta 3ª e última prova da Taça das Nações.
Iúri Leitão participou também na competição de omnium e foi 5º classificado. O atual campeão do Mundo da disciplina, começou por ser 21º no scratch, somando um ponto. Na corrida tempo, foi 2º e juntou mais 38 pontos. Na eliminação, Iúri Leitão terminou no 8º lugar e totalizou 26 pontos. À entrada para a última prova do omnium, a corrida por pontos, era 9º, com 65 pontos. Capaz de dobrar o pelotão duas vezes (49 pontos) e a pontuar em três “sprints” (7 pontos), Iúri Leitão contabilizou mais 47 pontos, o que lhe deu um total final de 112 e a subida ao 5º lugar da geral, entre 23 concorrentes.
A medalha de ouro foi conquistada pelo britânico Ethan Hayter, com 163 pontos, seguindo-se o japonês Kazushige Kuboki (prata, com 150 pontos) e o francês Benjamin Thomas com o bronze (143 pontos).
Na classificação da Taça das Nações, após três provas (só participou em duas, em Hong Kong e Milton), o campeão do Mundo foi 5º, com 1.080 pontos. Diogo Narciso foi 46º – esteve apenas numa das três etapas, em Adelaide, na Austrália – com 176 pontos.
Maria Martins foi a 9ª classificada na prova de eliminação. Ganhou o ouro Jennifer Valente (EUA), à frente da italiana Letizia Paternoster e da norueguesa Anita Yvone Stenberg. Completaram a prova 23 ciclistas. Na classificação da Taça das Nações, disputadas três provas – Adelaide, Hong Kong e Milton – Maria Martins foi 6ª, com 1.024 pontos.
Daniela Campos terminou o concurso de omnium no 15º lugar, com 48 pontos, tendo a vitória sido da britânica Katie Archibald (131 pontos), o 2º lugar da italiana Letizia Paternoster (111) e o 3º lugar da americana Jennifer Valente (107).
Daniela começou por ser 17ª no scratch (8 pontos), a seguir foi 15ª na corrida tempo (12) e 17ª na eliminação (8). À entrada para a corrida por pontos, Daniela Campos era 20ª (28) e com a volta que conseguiu ganhar ao pelotão somou mais 20 pontos, o que lhe permitiu fechar o omnium no 15º lugar.