De acordo com o comunicado esta segunda-feira publicado no Facebook privado, Fernando Tavares anunciou não só a candidatura como apresentou parte da equipa que escolheu para o acompanhar e mais quatro medidas que pretende implementar no caso de ser eleito.
Como candidatos a diretores da Federação Portuguesa de Atletismo indicou Andreia Nicolau, Gonçalo Dias, Miguel Caldas, Odete Graça, Raquel Cavaco Nunes e Rui Gomes.
Quanto a medidas divulgadas foram as seguintes:
- Implementação I Run Clean Nacional – implementação progressiva do programa educacional de luta antidopagem I Run clean da European Athletics. Faseadamente, todos os atletas que pretendam participar em campeonatos nacionais deverão ter certificado I Run Clean válido. A começar em 2025 para os atletas Juvenis. Simultaneamente continuaremos a desenvolver o programa educacional desenvolvido com a ADOP – Autoridade Antidopagem de Portugal.
- Desenvolvimento do programa educacional de Safeguarding – desenvolvimento do programa educacional de Safeguarding, de acordo com as normas nacionais e internacionais em vigor.
- Equipa Portugal Lagoa 2025 – implementação de um programa específico para participação competitiva e promoção do Campeonato da Europa de Corta-mato Lagoa 2025.
- Reorganização orgânica e funcional da FPA – reorganização orgânica e funcional da Federação Portuguesa de Atletismo, ao nível da sua estrutura central, e implementação da Norma de Qualidade ISO 9001 que é baseada nos princípios de gestão da qualidade. Pretendemos com esta medida melhorar o serviço prestado à família do atletismo.
“Somos do Atletismo e estamos aqui para o Atletismo!” – é um dos slogans difundidos.
A data do ato eleitoral ainda não está definido, nem as regras da campanha, o que deverá acontecer depois do Jogos Olímpicos de Paris.