Manoela Penna, consultora em projetos para diferentes organizações, como Associação de Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Comitê Olímpico e Paralímpico da Arábia Saudita (SOPC), Arena Hub e a ONG Esporte pelo Planeta, entre outros, esteve em Portugal, onde realizou dois momentos de formação sobre o tema Comunicação no Desporto.
Com dois públicos-alvo definidos, o primeiro para atletas e treinadores, mostrou que cada atleta é uma marca, um conteúdo, uma plataforma de comunicação e faz parte de um ecossistema. Mostrou que o relacionamento com a imprensa é muito importante e deu também pistas sobre uma área muito importante; a gestão das redes sociais.
Introduziu também as questões de comunicação relacionadas com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e abordou ainda casos concretos e fez uma passagem pela prevenção e gestão de crises.
A abordagem à comunicação para dirigentes (de clubes e associações) englobou mais temas e foi dividida por duas sessões.
Uma vez que o atletismo faz parte do ecossistema do desporto, é muito importante a criação de valor e diferenciação. Conceitos como coerência, estratégia e liderança, foram visitados e a relação com a imprensa deixa desafios com a comunicação global e comunicação especializada.
As ações foram participadas e com muita interação, quer de forma presencial quer online.