Segunda-feira 23 de Novembro de 8195

PORTUGAL OPEN – Gastão Elias chega aos quartos-de-final em duplicado

Elias defeats Garcia-Lopez  6-4 3-6 6-2 in their match of Portugal Open second round.

Carlos Palma/Celta Images

O número dois português, Gastão Elias, num dia memorável que foi o 1º de Maio de 2014 e após exibições de luxo, conquistou o direito de estar nos quartos-de-final quer no quadro singular quer nos pares.Para atingir este patramar de excelência, Gastão eliminou o espanhol Guillermo Garcia-Lopez (32º ATP) por 2-1, com os parciais de 6-4, 3-6 e 6-2, num encontro que demorou cerca de duas horas e em que o muito público português nunca deixou de aplaudir o atleta luso, ante o número quatro do torneio.

Com este triunfo, Gastão Elias (179º ATP) igualou a melhor prestação de sempre no Portugal Open, alcançada no ano passado e perante o grande ausente deste ano, o suíço Stanislas Wawrinka, que venceu o torneio.

O próximo adversário dá pelo nome de Victor Hanescu (Roménia), que é o 93º na lista ATP conseguiu esta quinta-feira uma excelente vitória diante do espanhol Pablo Carreño Busta (60º ATP) por 6-3, 4-6 e 6-3, jogo que está marcado para as 16 horas desta 6ª feira, no Court Central.

Mas Gastão Elias não se ficou por aqui.

Fazendo dupla com João Sousa, levou de vencido o par formado por Guilhermo Garcia-Lopez (que tinha derrotado nos singulares) e Philipp Oswald pelos parciais de 6-3 e 6-1 em menos de uma hora, ante um centralito literalmente preenchido pelo numeroso público que quis apoiar o par luso.

Este desiderato acontece pela quinta vez nos 25 anos de história do Portugal Open, juntando-se a Emanuel Couta/Nuno Marques (1994), João Cunha e Silva/Nuno Marques (1998), João Cunha e Silva/Bernardo Mota (2000) e Pedro Sousa/Leonardo Tavares (2010).

Nas meias-finais, a dupla portuguesa terá pela frente os terceiros cabeças-de-série da prova, Santiago Gonzalez e Scott Lipsky, num encontro que se realiza no sábado.

Questionado sobre a possibilidade de uma desistência, face ao cansaço acumulado, Elias reagiu com espanto: “Desistir dos pares? Não me passou nem meio segundo pela cabeça e acho que seria uma falta de respeito, não só para mim mesmo como para o João e o público que veio apoiar-nos”, assegurou.

Nos singulares, nove anos depois de ter jogado o Portugal Open pela primeira vez, Tomas Berdych voltou aos courts do Jamor esta quinta-feira e não desiludiu o público português. Em pleno Court Central, o checo, sexto melhor jogador a nível mundial, venceu o indiano Somdev Dewarman (102º ATP), por 6-3 6-3, em pouco mais de uma hora, marcando confronto com o qualifier Leonardo Mayer – o argentino que ganhou ao cazaque Andrey Golubev por 6-1 7-6(3) – nos quartos-de-final, em jogo marcado para as 14 horas desta sexta-feira.

Milos Raonic, segundo cabeça-de-série e (9º ATP), regressou esta quinta-feira com uma vitória sobre o uruguaio Pablo Cuevas (161ºATP), pelos parciais de 6-3 6-2. Depois de ter desistido nas meias-finais em 2011, o canadiano mostrou-se perfeitamente adaptado às condições e não teve dificuldades para bater Cuevas.

Nos quartos-de-final, Milos Raonic vai defrontar o experiente argentino Carlos Berlocq, que bateu o polaco Lukasz Kubot por 6-4 6-3, naquele que foi o último encontro da jornada no Court Central.

 

Torneio feminino

 

Na competição da WTA, a espanhola Carla Suarez Navarro – primeira cabeça-de-série e 15ª WTA – continua sem saber o que é perder um set e apurou-se para as meias-finais pelo segundo ano consecutivo, triunfando ante a eslovena Polona Hercog (64ªWTA), pelos parciais de 6-1 e 6-3.

Natural das ilhas Canárias, finalista vencida nas últimas duas edições do Portugal Open, irá agora discutir um lugar numa nova final diante da surpreendente qualifier romena Irina Camelia Begu (117ª WTA), que esta quinta-feira derrotou a também qualifier Timea Bacsinszky (165ª WTA), pelos parciais de 6-3 e 7-6(5), em encontro marcado para cercas das doze horas desta sexta.-feira.

Por seu lado e depois de ter sido surpreendida pela suíça Romina Oprandi nos quartos-de-final da edição de 2013, a russa Svetlana Kuznetsova (29ª WTA), eliminou esta quinta-feira a canadiana Eugenie Bouchard (segunda pré-designada e 18ªWTA), pelos parciais de 6-4 e 6-1, num encontro que se prolongou por pouco mais de uma hora.

Svetlana Kuznetsova irá disputar as suas primeiras meias-finais diante da russa Elena Vesnina, que esta quinta-feira eliminou a italiana Roberta Vinci em mais uma maratona. Depois de estar mais de três horas em court na primeira ronda, a russa precisou de duas horas e meia para superar a mais cotada italiana por 7-6(5), 4-6 e 7-5, meia-final que será jogada pelas 10,30 desta sexta-feira.

 

© 8196 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.