A Federação do Desporto Universitário ganhou o Prémio Nacional da Igualdade do Género, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), informação que foi veiculada, esta quarta-feira, concluído que foi o Seminário Igualdade de Género no Desporto, no Auditório dos Serviços de Viseu do IPDJ.
O evento, inserido no calendário de Viseu como Cidade Europeia do Desporto, conta com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, do vereador da Educação, Ambiente e Desporto da Câmara Municipal de Viseu, Pedro Miguel Ribeiro, e da vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, Sílvia Vermelho.
A cerimónia incluiu a entrega do Prémio Nacional da Igualdade de Género no Desporto – «Desporto + Igual», de âmbito nacional, que distingue as boas práticas quanto à integração da dimensão da igualdade de género e não discriminação no desporto, com especial relevância para a população jovem.
Este Prémio é promovido em parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
1º classificado: Campanha «Desafia os números», da Federação Académica do Desporto Universitário;
2º classificado: «Formação Executiva em Liderança Feminina no Desporto», da Federação Portuguesa de Futebol;
3º classificado: «Descobre a atleta que há em ti», do COLGAIA – Clube de Desporto Escolar.
Foram ainda atribuídas as seguintes menções honrosas, sob proposta do júri:
“Política de Equidade de Género da Anram Boxing Spirit”, da Associação António Ramalho Boxing Spirit;
“Girls On”, do Clube A4;
“Das 8 às 80”, do NEGE – Novo Estrela Gafanha da Encarnação;
“Ligas Betclic” da Federação Portuguesa de Basquetebol.
Houve igualmente um painel de discussão subordinado ao tema “Promoção da participação das mulheres no Desporto – uma visão da Academia», que conta como oradores Dina Miragaia, investigadora responsável do projeto SportWomenEmpowermentPT da Universidade da Beira Interior e de Alan Ferreira, investigador do Instituto Politécnico de Santarém, responsável do projeto Município Ativo – Mais participação desportiva feminina no município de Peniche.
Estes projetos são cofinanciados pelo Programa Nacional de Desporto para Todos – Instituições de Ensino Superior, do IPDJ, I.P., que para o biénio 2023-2025 dedicou uma das áreas de financiamento especificamente ao segmento “mulheres no desporto”.
Foi ainda apresentado o Selo de Igualdade de Género do Desporto, destinado a entidades privadas com fins lucrativos que incentivem, promovam, implementem e/ou realizem, de forma continuada, boas práticas no contexto da promoção da igualdade de género na atividade física e no desporto.