João Sousa, o melhor português do ranking mundial (40º), inicia esta terça-feira a participação num dos melhores torneios internacionais, jogando frente ao argentino Leonardo Mayer, no que se considera um jogo de nervos.Tendo entrada directa, Sousa teve que esperar pelo resultado das qualificações para saber que ia defrontar um Leonardo Mayer que se encontra na 86ª posição do ranking no que será o primeiro jogo entre ambos. Leonardo apurou-se para o quadro final depois de derrotar o jovem espanhol Roberto Carballes Baena pelos parciais de 1-6, 6-3 e 6-1.
O jogo iniciar-se-á nunca antes das 16 horas, sendo que o jogo anterior (não antes das 14) oporá o russo Dmitry Tursunov a Rui Machado, ambos tendo como palco o Court Central.
Para além de Mayer, também Daniel Gimeno-Traver, Taro Daniel e Radu Albot asseguraram nesta segunda-feira presença no quadro principal do torneio português. Gimeno-Traver bateu o bega Neils Desein pelos parciais de 6-0 6-3, Daniel superiorizou-se a Jordi Samper Montana por 6-4 6-2 e Radu Albot, responsável pela eliminação de Frederico Gil, ultrapassou Victor Crivoi em sets directos (6-1 6-3).
Registe-se que Rui Machado e Frederico Silva foram eliminados do quadro de pares do Portugal Open 2014. Perante um Centralito bem composto, Rui e Kiko ainda conseguiram equilibrar o primeiro set diante dos quartos cabeças-de-série Frantisek Cermak e Mikhail Elgin, mas acabaram eliminados pelos parciais de 7-6(2) 6-2, em 1 hora e 11 minutos.
Depois de terem estado em desvantagem por 2-5, os jogadores nacionais, a jogarem juntos pela primeira vez, encetaram uma boa recuperação e conseguiram encaminhar a decisão do set para um tie-break que acabariam por perder. No segundo set, Cermak e Elgin conseguiram o break logo no terceiro jogo e não deixaram escapar a vantagem até ao final do encontro.
Entretanto, cinco anos depois de ter vencido o seu primeiro título WTA no Complexo Desportivo do Jamor, Yanina Wickmayer, actual 58ªWTA, somou esta segunda-feira uma suada vitória rumo à segunda ronda do Portugal Open. A tenista belga (24 anos) chegou a estar a perder por 3-5 no segundo set, mas aproveitou alguma falta de confiança de Urszula Radwanska (73ªWTA) para recuperar a desvantagem e selar a passagem à segunda ronda com os parciais de 6-4 e 7-5.
Quem também garantiu um lugar na próxima ronda foi a sérvia Bojana Jovanovski, 40ª melhor tenista do ranking mundial, responsável pela eliminação da jovem porto-riquenha Monica Puig, treinada pelo português António Van Grichen. Num encontro com muitos altos e baixos de parte a parte, Jovanovski acabou por levar a melhor ao fim de 2 horas e 18 minutos, por 6-4 4-6 6-4.
Nos duelos referentes à última ronda da fase de qualificação, Irina Camelia Begu e Kristina Mladenovic garantiram um lugar no quadro principal. A tenista romena bateu a holandesa Kiki Bertens por 0-6 6-4 6-2, ao passo que Mladenovic levou a melhor sobre a espanhola Silvia Soler Espinosa, selando a vitória pelos parciais de 6-2 7-5.
No último encontro do dia no Centralito, a portuguesa Bárbara Luz e a russa Ekaterina Lopes, mulher do seleccionador nacional, André Lopes, também não conseguiram combater o favoritismo da dupla norte-americana composta por Liezel Huber e Lisa Raymond. As experientes americanas precisaram de apenas 50 minutos para selar a vitória, com os parciais de 6-1 e 6-2.
A número dois nacional Maria João Koehler, actual 213ª classificada do ranking do WTA Tour, foi eliminada esta segunda-feira na primeira ronda do Portugal Open. A disputar o quadro principal através de um wild card atribuído pela organização, Koehler não conseguiu superiorizar-se à também wild card Ons Jabeur (139ªWTA) e acabou eliminada por 6-3 6-1.
A atravessar uma fase difícil na carreira e sem ganhar um encontro no quadro principal de um torneio ITF ou WTA desde Junho de 2013, a tenista portuguesa esteve longe do nível que chegou a exibir nos courts do Complexo Desportivo do Jamor. Com três duplas-faltas, a portuense foi quebrada logo no primeiro jogo do encontro e chegou a estar a perder por 1-3 antes de empatar a três jogos.
Quando se esperaria uma reacção por parte de Koehler, a portuguesa cedeu seis jogos consecutivos e colocou-se numa posição muito difícil. Sem precisar de forçar muito, Jabeur manteve sempre o controlo do encontro, acabando por selar a vitória ao segundo match-point, depois de no ano passado ter surpreendido ao chegar às meias-finais no Jamor, o espanhol Pablo Carreño Busta, o mais jovem jogador no quadro principal masculino do Portugal Open, voltou hoje a mostrar que se sente confortável a jogar perante o público português. O tenista de 22 anos levou a melhor sobre o cazaque Mikhail Kukushkin, número 59 do mundo e oitavo cabeça-de-série, e avançar para a segunda ronda da prova portuguesa.
Apesar da vitória, Carreño Busta poderia ter ido descansar mais cedo caso tivesse aproveitado a vantagem de 6-1 e 5-2. A servir para fechar o encontro, o espanhol vacilou, acabando por concluir o encontro apenas no tie-break do segundo set, pelos parciais de 6-1 7-6(3). Na segunda ronda, segue-se o vencedor do embate entre o romeno Victor Hanescu e o qualifier moldavo Radu Albot.
Quem também garantiu um lugar na segunda ronda do Portugal Open foi o cazaque Andrey Golubev, actualmente na 61ª posição do ranking do ATP World Tour. O jogador de leste ainda perdeu um set frente ao talentoso francês Adrian Mannarino (92ºATP), mas acabou por selar a vitória pelos parciais de 6-3, 3-6 e 6-4.