Maria começou por vencer (ippon) a mexicana Pauline Martinez bem como a atleta do Japão Minak Ito. Cedeu por ippon frente á judoca brasileira Larissa Pimenta. Na fase da repescagem foi vencedora do combate com Aydan Valiyeva (Azerbaijão).
Na luta pela conquista do bronze, Aissia Poulange (França) foi a forte adversária, mas Maria conseguiu vencer por wazari e subiu ao pódio para receber a merecida medalha.
Em ( -48 kg) Raquel Brito teve pela frente Edna Carrillo que venceu por ippon (2 wazaris). Mais forte foi a judoca japonesa Mitsuki Kando que eliminou por wazari a atleta lusa.
Nos tatamis esteve também (-60kgs) Emerson Silva que cedeu por ippon frente ao judoca brasileiro Michel Augusto.
Nos (-70kgs) Tais Pina encontra-se no primeiro combate com a húngara Szabina Gercsak. No mesmo peso ( -70 kg) Joana Crisóstomo confronta-se com a dinamarquesa Emile Sook.
Este fim de semana estarão a defender as cores nacionais ( -73 kg) Otari Kvantidze que tem como primeiro adversário Keisei Nokono das Filipinas e em (-81 kg) João Fernando que tem pela frente Dominik Druzeta da Croácia. Nos ( -100 kg) Jorge Fonseca marca presença no último dia da competição, encontrando-se com Islam Bozbayen do Cazaquistão.
O Grand Prix de Upper 2024 cumpre-se até domingo na cidade austríaca de Upper. Portugal está representado por 8 atletas, contando esta competição com a presença de 528 judocas, 300 masculinos e 228 femininos de 78 países.