Sexta-feira 24 de Novembro de 5747

Leão à solta na Liga Europeia de Andebol venceu na Roménia e garantiu quartos de final

Apesar dos quartos de final estarem garantidos, o Sporting soma quarto triunfo na deslocação ao reduto do Dinamo București, estando o próximo compromisso europeu marcado para 23 de abril.

Andebol-LigaEuropeia-05-03-2024

FAndebolPortugal

O Sporting viajou para a Roménia para disputar o último encontro do Main Round IV apenas para cumprir calendário frente ao Dinamo București, dado que, depois do terceiro triunfo na fase principal da segunda maior competição europeia de clubes, os leões asseguraram na fase seguinte da League, ‘saltando’ o Play-Off de acesso.

A equipa orientada por Ricardo Costa só volta a atuar nos palcos europeus a 23 de abril. Em pé de igualdade com a única equipa portuguesa em competição, está o HBC Nantes de Alexandre Cavalcanti que garantiu na penúltima jornada o acesso direto aos quartos de final.

Com o sete inicial constituído por Leonel Maciel, Orri Þorkelsson, Salvador Salvador, Jan Gurri, Edy Silva, Francisco Costa e Mamadou Gassama e apesar da tranquilidade leonina, face o primeiro objetivo cumprido – com a presença nos quartos de final garantida – o Sporting entrou de forma ‘perfeita’, concretizando um parcial de 0-5 em cerca de seis minutos.

Leonel Maciel, que tem estado em bom plano no palco europeu, voltou a ser protagonista e, entre algumas defesas, destaca-se a primeira do encontro no frente a frente com Andrii Akimenko – melhor marcador do Dinamo București na EHF European League com 63 golos – da marca de 7 metros.

Foram precisos praticamente oito minutos para que a equipa orientada por Xavier Pascual conseguisse fazer abanar as redes do Sporting, com um golo de Ali Zein, egípcio ex-Barcelona. Na sequência de uma falha técnica no ataque dos leões, Andrii Akimenko foi feliz desta vez e reduziu a diferença para três (2-5). Mas Orri Þorkelsson e Salvador Salvador responderam na mesma moeda, devolvendo a maior distância ao marcador (2-7). O técnico espanhol – Xavier Pascual – no leme dos romenos, acabou por usar o primeiro tempo técnico, mas foi Francisco Costa quem sorriu após time-out e dilatou a vantagem (3-9), sensivelmente a meio da primeira parte.

À passagem do minuto 23′, surgiu a primeira grande adversidade para o Sporting, com a desqualificação de Christian Moga após falta sobre Luka Cindric. Ali Zein reduziu (7-11) e o bom momento de Saeid Heidarirad entre os postes – 4 defesas e 44% eficácia na reta final da primeira parte – ajudou a que a formação romena mantivesse a distância aquando da recolha aos balneários: 11-15.

O Dinamo București regressou do descanso determinado em recuperar o resultado e impôs dois golos consecutivos em pouco mais de 60 segundos, mas Salvador Salvador e Mamadou Gassama responderam e devolveram a serenidade aos Leões (14-18). A coesão defensiva do Sporting continuava a ser a chave para o sucesso no encontro, ao passo que a maior dificuldade dosmens de Ricardo Costa passavam por travar as rápidas transições dos romenos e as iniciativas individuais de, essencialmente, Ali Zein, Luka Cindric e Lazar Kukic. O pivô Miklós Rosta colocou o marcador em apenas dois golos de diferença – o que não acontecia desde o 0-2 – e ‘obrigou’ Ricardo Costa a parar o encontro.

A paragem trouxe o efeito pretendido, com a defesa dos Leões a voltar a impor dificuldades ao ataque do Dinamo București e bastaram dois minutos para os verdes e brancos voltarem a distanciar no marcador, com o contributo de Salvador Salvador e Étienne Mocquais (19-23), levando Xavier Pascual a usar o seu segundo time-out. Apesar da paragem, os seis golos de vantagem regressaram, com o contributo do melhor marcador do Men’s EHF Euro 2024, Martim Costa, e o técnico espanhol não hesitou e parou novamente o encontro – usando o seu último cartão verde – à entrada dos 15 minutos finais.

A formação romena soube aproveitar um período de superioridade numérica da melhor forma, impondo um parcial de 3-0 reaproximando no marcador (24-27). Vladimir Cupara apareceu e garantiu posse de bola que podia valer redução para dois golos de diferença, mas André Kristensen negou… em dobro e, no ataque, Étienne Mocquais devolveu os quatro golos de vantagem aos Leões. A aposta de Xavier Pascual no 7×6 revelou-se insuficiente para quebrar o ímpeto leonino que garantiu o quarto triunfo, em outros tantos jogos, no Main Round da segunda prova europeia de clubes, com os leões a venceram por 31-27, estando imparáveis

Top Player: André Kristensen – 6 defesas e 50% eficácia

Seguem-se os quartos de final para o Sporting, que irá assistir aos Play-Offs de acesso no ‘sofá’ enquanto aguarda para conhecer o seu próximo adversário, que será o vencedor do Play-Off entre RK Nexe da Croácia e Rhein-Neckar Löwen da Alemanha. HBC Nantes de Alexandre Cavalcanti e Skjern Handbold de Joaquim Nazaré terminaram os respetivos grupos do Main Round igualmente na primeira posição e seguem, tal como os Leões, diretos para os Quartos de Final, que se disputam a duas mãos, nos dias 23 e 30 de abril.

© 5747 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.