Quarta-feira 24 de Novembro de 9390

Cátia Azevedo com terceiro recorde nacional dos 400 metros, desta vez em Madrid

Atl-RecordeCatiaAzevedo-23-02-2024

FP Atletismo

Cátia Azevedo bateu, esta sexta-feira, o recorde de Portugal dos 400 metros no Meeting de Madrid, final do World Indoor Tour, etiqueta de ouro. Pedro Buaró foi segundo no salto com vara e Tiago Luís pereira foi quarto no triplo.

A atleta do Sporting foi quarta classificada, com o registo de 52,43 segundos, melhorando em 18 centésimos o anterior máximo, que já lhe pertencia. Aliás, este é o terceiro recorde de Portugal superado por Cátia Azevedo na presente época.

Começou em Astana (52,64 s), na sua primeira presença num meeting de etiqueta de ouro do World Indoor Tour (WIT), melhorou depois para 52,61 na final da primeira divisão, em Pombal, e agora aproveitou a pista de Madrid. Isto na sua última prova antes dos Mundiais de Glasgow, que se iniciam dentro de uma semana.

Com este resultado, a atleta do Sporting terminou este WIT na quarta posição, com 13 pontos.

Pedro Buaró competiu no salto com vara e terminou no segundo lugar. O atleta do Benfica finalizou com 5,60 metros, perdendo apenas para o polaco Pitr Lysek, vice-campeão mundial e duas vezes medalha de bronze na prova.

Buaró fechou a sua época de inverno, em que conseguiu bater duas vezes o recorde de Portugal, deixando-o em 5,82 metros, e que nos últimos seis dias competiu nos campeonatos de Portugal (campeão), foi segundo na Croácia e agora segundo em Madrid. Fechou a presença no WIT em sétimo lugar, com sete pontos.

No triplo-salto, presença de Tiago Luís Pereira, que fez três saltos válidos: abriu com 16,60 metros, melhorou para 16,61 metros e no último ensaio conseguiu a marca de 16,63 metros, que o deixou em quarto lugar. O atleta do Sporting, que estará nos Mundiais de Glasgow, fecha assim a sua participação no WIT na segunda posição com 10 pontos.

Desde os 56,10 de Maria João Lopes (Benfica) em 1986 – quando do início dos tempos eletrónicos – a Cátia Azevedo (nesta sexta-feira), 38 anos volvidos, chegou-se a 52,43, com o recorde a melhorar quase quatro segundos, o que é significativo.

Seleção para os Mundiais de Pista Curta com 17 atletas

A Federação Portuguesa de Atletismo convocou 17 atletas para representar Portugal nos Campeonatos Mundiais de Pista Curta que se realizam em Glasgow (Grã-Bretanha) de 1 a 3 de março.

Para além dos atletas que obtiveram qualificação direta para os Campeonatos, João Coelho e Isaac Nader, os restantes participam devido à sua posição nos World Rankings.

Pela primeira vez no histórico da participação portuguesa estarão presentes duas equipas de estafetas de 4×400 metros, convidadas pela World Athletics, em função da média das marcas individuais dos atletas.

Os atletas selecionados foram: Carina Vanessa (Sporting), Cátia Azevedo (Sporting), Fatoumata Diallo (Benfica), Juliana Guerreiro e Vera Barosa (ambas do Sporting) para a estafeta de 4×400 metros, sendo que Cátia Azevedo também estará nos 400 metros.

Para a equipa masculina foram chamados Duarte Fernandes (Sporting), Ericsson Tavares (Benfica), João Coelho (Sporting) – que também irá aos 400 metros, tal como Omar Elkhatib, incluindo-se ainda na estafeta, e Ricardo dos Santos (Benfica).

Em termos individuais, Eliana Bandeira (Benfica) e Jessica Inchude (Sporting) estarão no peso; Isaac Nader (Benfica) nos 1.500 metros, tal como Salomé Afonso (Individual) na prova feminina; Lorene Bazolo (Spoeting) e Rosalina Santos (ambas do Sporting) nos 60 metros e Tialo Luis Pereira (Sporting) no triplo salto.

 

© 9390 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.