Portugal perdeu, nesta quinta-feira, frente à Bielorrúsia, por 4-3, nos quartos de final do Campeonato do Mundo UAE 2024, resultado definido após prolongamento, tendo sido eliminada da competição.
No primeiro período do jogo, Jordan Santos entrou a errar o alvo, logo nos primeiros minutos, mas o domínio foi claramente português. A equipa das quinas mostrou para o que vinha: o lugar na final de domingo. O nulo foi desbloqueado, aos nove minutos, com um remate de Duarte Algarvio, após assistência de Pedro Mano. O jovem ala lusitano fez o seu primeiro golo em mundiais, levando o marcador a 0-1 para o descanso.
No recomeço, os bielorrussos empataram, no pontapé de saída, por intermédio de Ihar Bryshtsel. Segundos depois, Mano agarra o esférico fora de área e o árbitro assinalou livre, cobrado por Bryshtsel, consumando a reviravolta do país de leste. A Bielorrússia chegou ao terceiro, aos seis minutos, pelo mesmo Bryshtsel, após cobrança de uma grande penalidade. Os pupilos de Mário Narciso não baixaram os braços e Jordan Santos (11 minutos) fez o segundo luso.
O terceiro período iniciou-se com Portugal a ameaçar a baliza adversária, com diversas oportunidades perdidas, devido a defesas do guardião Mikhail Avgustov. O conjunto nacional ainda tinha uma palavra a dizer quando, aos cinco minutos, Bernardo Lopes igualou o marcador, levando as centenas de portugueses presentes no estádio a aplaudir.
Com o jogo a ser decidido no prolongamento, Bryshtsel fez o quarto no último segundo do duelo, eliminando Portugal do Mundial.
Falando aos jornalistas no final da partida, Mário Narciso referiu que “foi um jogo bem disputado. Sem puxar a brasa à minha sardinha, penso que nós fomos superiores durante todo o jogo, mas isto é o futebol. Às vezes joga-se mal e ganha-se, outras vezes joga-se bem e perde-se e foi isso que aconteceu hoje.”
Bielorrússia apresentou no cinco inicial Mikhail Avgustov (GR), Vadzim Bokach, Ivan Kanstantsinau – CAP, Anatoliy Ryabko e Mikita Chaikouski
Suplentes: Uladzimir Ustsinovich (GR), Artsemi Drozd, Aleh Hapon, Yury Piatrouski, Novikau Yauheni, Ihar Bryshtsel e Yahor Hardzetski
Golos: 1-1, Ihar Bryshtsel (1′, 2ºP); 2-1, Ihar Bryshtsel (2′, 2ºP); 3-1, Ihar Bryshtsel (6′, 2ºP); 4-3 Ihar Bryshtsel (3′, Prolongamento)
Portugal apresentou-se com Pedro Mano (GR), André Lourenço, Jordan Santos, Bê Martins e Léo Martins
Suplentes: Rúben Regufe (GR), Bernardo Lopes, Bruno Torres – CAP, Duarte Algarvio, Rodrigo Pinhal, Rúben Brilhante e Miguel Pintado
Golos: 0-1, Duarte Algarvio (9′, 1ºP); 3-2, Jordan Santos (11′, 2ºP); 3-3, Bernardo Lopes (5′, 3ºP)