O Sporting recuperou seis golos de desvantagem e conquistou a segunda vitória consecutiva no Main Round IV, sendo o próximo desafio no Pavilhão João Rocha, novamente frente ao Füchse Berlin, na próxima terça-feira às 19h45.
No frente-a-frente entre os melhores marcadores do Men’s EHF Euro 2024 – Martim Costa e Mathias Gidsel – foi o internacional português o primeiro a marcar e a colocar os Leões na liderança, depois de Lasse Andersson falhar o alvo no primeiro ataque do encontro. A entrada em jogo foi algo tímida, mas perante os muito – e fervorosos – adeptos alemães, o Füchse Berlin foi impulsionado para a primeira vantagem (2-1), com a assinatura do outro Top Scorer do Men’s EHF Euro 2024: Mathias Gidsel.
Algumas falhas técnicas no ataque do Sporting revelaram-se cruciais para que os germânicos chegassem aos dois golos de vantagem (5-3), à passagem do minuto 7′. No entanto, um período de superioridade numérica e um bis dos irmãos Costa traduziu-se em nova igualdade (5-5). Foi o ponta esquerda Campeão do Mundo sub-21, Tim Freihöfer, quem conseguiu ultrapassar André Kristensen da marca de 7 metros – por duas ocasiões consecutivas – e devolveu a maior vantagem registada até então aos alemães (7-5).
Sensivelmente a meio do primeiro tempo surgiu a primeira defesa de Victor Kireev, e logo da marca de castigo máximo, frente a Francisco Costa, e lançou novamente Tim Freihöfer para o contra-ataque que, com sucesso, ampliou a vantagem dos germânicos (9-6). O jovem lateral direito português vingou o remate falhado (9-7) mas três golos consecutivos dos comandados de Jaron Siewert elevaram a diferença para números não antes vistos (12-7) e obrigaram Ricardo Costa a usar o primeiro time-out do encontro. O jogo seguiu numa toada de maior equilíbrio, com ambas as formações a darem rotatividade aos seus atletas, mas a vantagem seguiu a favor dos da casa, que conseguiram ampliar para 19-13, com que se chegou ao intervalo.
O primeiro capítulo da segunda parte começou com o mesmo protagonista – Martim Costa – mas o desenrolar foi bem mais favorável ao Sporting: cinco golos contra apenas um e Leo Maciel em bom plano entre os postes leoninos. Os seis minutos iniciais do segundo tempo quase perfeitos por parte dos portugueses, levaram Jaron Siewert a parar o encontro com o resultado em 20-18. Apesar da paragem técnica pedida pelo Füchse Berlin, foram os Leões a sair melhor e a alcançar a igualdade a 21 – que já não acontecia desde o 5-5 – com Martim Costa a finalizar na baliza vazia.
O experiente internacional alemão Paul Drux vestiu a capa de herói e bisou, dando algum fôlego aos germânicos que regressaram aos dois golos de vantagem (23-21) à passagem do minuto 12′. No entanto, Leo Maciel voltou a assumir protagonismo entre os postes – ao negar o golo da marca de 7 metros frente a Tim Freihöfer – e, no ataque, Martim Costa em triplo devolveu aos Leões aquilo que não conheciam desde o 0-1, a vantagem no marcador (24-25), à entrada dos quinze minutos finais.
Apesar do claro ascendente sportinguista, Ricardo Costa utilizou uma paragem técnica à passagem do minuto 47′ e daí saiu a primeira vantagem de dois (24-26), com a assinatura de Orri Þorkelsson. Dois golos da autoria do pivô sérvio Mijajlo Marsenić devolveram a igualdade ao marcador (26-26) e tentaram quebrar o ímpeto verde e branco. Apesar das sucessivas investidas germânicas, o Sporting não voltou a ficar atrás no marcador.
Ricardo Costa desenhou o último golo de Martim Costa (31-32) e ainda sobraram alguns segundos para os alemães tentarem evitar a primeira derrota na EHF European League, mas a baliza defendida por Leo Maciel estava intransponível e foram os Leões a sorrir no final: 31-32
Top Player: Martim Costa – 12 golos
Com este triunfo, o Sporting alcançou o topo do Main Round IV, com os mesmos pontos que o Füchse Berlin com quem tem novo encontro marcado, desta vez em casa, às 19h45 (hora portuguesa).