O Maratona Clube de Portugal endereça as suas profundas condolências aos familiares e amigos do atleta Kelvin Kiptum e do seu treinador, Gervais Hakizimana, atleta queniano que faleceu aos 24 anos, na sequência de um desastre de automóvel que o próprio conduzia.
Kiptum estreou-se nos 21k na EDP Meia Maratona de Lisboa em 2019, iniciando assim a sua memorável jornada, onde demonstrou o seu talento excecional ao conquistar o 5º lugar com um impressionante tempo de 59.54. Foi o início de uma carreira curta, mas repleta de sucesso, que culminou no recente recorde mundial da maratona em Chicago, com 2.00.35.
Carlos Moia, presidente do MCP, comentou a notícia afirmando que “é com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento do recordista do mundo da Maratona. A sua presença em Lisboa como estreante na Meia Maratona de 2019 foi marcada não apenas pela sua notável performance, mas também pela sua humildade e paixão pela modalidade. Sua ausência deixa um vazio na comunidade desportiva. A sua memória e legado continuarão a inspirar corredores em todo o mundo. Os nossos pensamentos estão com a sua família neste momento de profunda perda.”