Quinta-feira 23 de Novembro de 3809

Portugal quarto classificado no madison da Taça das Nações

A dupla formada por Diogo Narciso e Iúri Leitão conquistou, este domingo, a quarta posição na prova de madison da Taça das Nações de Pista, disputada em Adelaide, Austrália, uma competição pontuável para o apuramento olímpico.

Ciclismo-TaçaNaçóes-04-02-2024

FP Ciclismo

A equipa portuguesa esteve entre as duplas que conseguiram dobrar o pelotão, somando, dessa forma, 20 pontos. A restante pontuação foi conseguida, essencialmente, na segunda metade da corrida, com Narciso e Leitão a pontuarem em seis dos dez sprints.

Portugal fechou a corrida com 48 pontos, ficando apenas a quatro da medalha de bronze, alcançada pela dupla britânica formada por Joshua Tarling e Oliver Wood. Os neozelandeses Aaron Gate e Campbell Stewart impuseram-se na luta pelo ouro, com 73 pontos, mais 18 do que os alemães Roger Kluge e Theo Reinhardt.

Este resultado ajuda a blindar a ambição portuguesa de qualificação para os Jogos Olímpicos na disciplina de madison, com o país entre as nações mais bem colocadas para esse objetivo.

Também na luta por um lugar em Paris, Maria Martins esteve na prova de omnium, com a corredora ribatejana a ser 13ª classificada. Maria Martins começou com um 14º posto em Scratch, foi 12ª na corrida tempo e 11ª em eliminação. Chegou à corrida por pontos no 14º lugar da geral, subindo uma posição na prova decisiva.

Maria Martins fechou o concurso de omnium com 56 pontos. O topo da classificação foi ocupado pela neozelandesa Ally Wollaston, que somou 134 pontos. Seguiram-se a britânica Katie Archibald, com 125, e a estadunidense Jennifer Valente, com 100.

Diogo Narciso classificou-se no 18º lugar na Taça do Mundo

No segundo dia da primeira ronda da Taça do Mundo de Pista, em Adelaide, na Austrália, Diogo Narciso foi o único representante da seleção nacional em prova, tendo terminado na 18ª posição no omnium masculino.

O jovem ciclista luso começou por garantir a qualificação com um nono lugar na segunda manga, seguindo-se um 19º lugar no scratch e um 21º na corrida de ritmo. A melhor prova do dia para Diogo Narciso foi a eliminação, na qual conseguiu terminar em oitavo lugar, o que o permitiu subir ao 18º posto à entrada para a derradeira corrida por pontos, posição que manteve nas contas finais.

Ao todo, foram 37 os pontos somados por Diogo Narciso – quatro no scratch, dois na corrida de ritmo, vinte e seis na eliminação e cinco na corrida por pontos. O canadiano Dylan Bibic foi o grande vencedor do dia, com 104 pontos, à frente do italiano Elia Viviani, que somou os mesmos 104 pontos, e do belga Lindsay de Vylder, que fechou o pódio com 101.

 

© 3810 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.