Tais Pina foi a judoca portuguesa que mais se evidenciou no Grand Slam de Paris, em Judo, ao obter o 5º lugar neste sábado.
A judoca lusa conseguiu chegar aos quartos de final após ter vencido Raffaela Ciano (Itália) por dois wazaris. Seguiu-se Elisavet Teltsidou (Grécia) que eliminou por ippon. No combate com a judoca francesa Lila Mazzarino, na fase do golden score, Tais acabou por sair vencedora por desistência da adversária que se lesionou. Na repescagem para o bronze, frente a Margaux Pinot (FRA) que venceu por ippon as quatro adversárias, Tais também cedeu por ippon.
Na fase dos quartos de final a atleta lusa esteve no tatami com a francesa Marie Eve Gahi, campeã da Europa em título, que foi mais forte e venceu por ippon.
Nos (-70 kg) Joana Crisóstomo cedeu por ippon frente á judoca americana Melissa Myers.
Na seleção masculina, Portugal contou com a presença nos tatamis de (-73 kg) Otari Kvantidze que enfrentou Rodrick Kuku da República do Congo e venceu por ippon, de seguida teve como adversário o atleta irlandês Joshua Green, um longo combate de 6’23’’, de que saiu vencedor também por ippon.
Frente a Behruzi Khojazoda (TJK) Otari cedeu por ippon.
Também nos (-73kgs) Thelmo Gomes saiu vencido por wazari frente a Adil Osmanov (MDA).
Em ( -81 kg) João Fernando teve como adversário Dimitri Gochilaidze (GEO) que venceu por wazari mas perdeu por ippon frente a Zelim Tckaev (AZE).
Nos (-81kgs) Anri Egutidze começou por eliminar por ippon Abdulalah Albali da Arábia Saudita, seguiu-se por wazari o adversário italiano Antonio Esposito mas perdeu por ippon frente a A. Zhubanazar do Cazaquistão.
Após os combates deste segundo dia França conta com 4 medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, o Japão com duas medalhas de ouro, 2 de prata e 2 de bronze e o Kosovo uma medalha de ouro e uma de bronze.
Raquel Brito (-48 kg) que teve como primeira adversária K. Kurbonova (UZB) cedendo por ippon, num longo combate de 6’42’’.
Na seleção masculina Portugal contou com a presença de (-60kgs) Rodrigo Lopes que teve como primeiro adversário o atleta alemão – Moritz Plafkyou que ao fim de 5´01´´ saiu vencedor por 2 wazaris.
O judoca francês Walide Khyar (considerado um dos melhores judocas do Mundo) esteve no tapete com (-66 kg) Miguel Gago – saindo vencedor por wazari ao fim de 4’00’ .
Nos próximos dias de competição estarão nos tatamis (-73 kg) Otari Kvantidze que enfrenta Rodrick Kuku da República do Congo e nos ( -81 kg) João Fernando tem como adversário Dimitri Gochilaidze (GEO).
A expensas próprias estão também presentes (-73kgs) Thelmo Gomes que lutará com Adil Osmanov (MDA) e nos (-81kgs) Anri Egutidze defrontará Abdulalah Albali da Arábia Saudita..