Pedro Buaró (Benfica) continua a destacar-se no salto com vara, desta vez no Meeting de Miramas, em França, numa reunião de etiqueta prata da World Athletics.
Com um segundo lugar a 5,65 metros, o recordista de Portugal, depois de falhar 5,75 m ao primeiro ensaio, ainda tentou o recorde de Portugal a 5,82 m, mas não conseguiu passar essa altura.
Tiago Pereira (Sporting) foi terceiro classificado no triplo-salto, com 16,53 metros, conseguida ao quinto ensaio.
Fora dos pódios, no lançamento do peso, Francisco Belo (Benfica) foi quinto classificado com a marca de 20,20 metros, a melhor marca portuguesa do ano, enquanto Tsanko Arnaudov foi sétimo, com 19,58 metros.
Nos 60 metros barreiras, Abdel Kader Larrinaga (Sporting) foi sétimo na final A, com 7,86 segundos (3º na meia-final, com 7,82 s), enquanto João Vitor Oliveira (Benfica) também foi sétimo na final B, com a marca de 7,92 segundos (quarto na meia-final, com a marca de 7,86 s).
Campeonato Nacional de Estrada em Marcha Atlética
A Federação Portuguesa de Atletismo leva a efeito a realização dos primeiros Campeonatos Nacionais de Estrada de 15 k m em Marcha Atlética. A competição, com o apoio da Associação de Atletismo do Algarve e do Município de Olhão, decorrerá na Rua Calouste Gulbenkian, em Olhão, a partir das 8h45m do próximo domingo (4 de fevereiro).
Em masculinos, João Vieira, do Sporting, o mais titulado de sempre em Portugal, volta a apresentar-se como favorito, com o benfiquista Rui Coelho a também aspirar a subida ao pódio, tal como Hélder Santos, do Estreito. O algarvio Tiago Ramos, do Sporting, é outro dos atletas que podem surgir na frente da prova, sendo favorito para o título sub-23.
Em femininos, confirmada a ausência de Ana Cabecinha, que faz uma pausa para ser mãe, Vitória Oliveira, do Benfica, é uma das principais favoritas ao triunfo, com a sua colega de equipa Inês Mendes (ainda sub-23) e a sportinguista Carolina Costa candidatas ao pódio.
A competição integra ainda os Campeonatos Nacionais Sub-20 (10 km), com Eduardo Camarate (Juventude Vidigalense) a ser favorito em masculinos, enquanto em femininos as candidatas ao triunfo são Gabriela Santos, do Senhora do Desterro, e Carolina Dias, do Sporting.
Também se realizam em conjuntos os nacionais de veteranos e o Torneio Jovem Marchador.
Nacional de Corrida em Montanha
Pela primeira vez, a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) vai organizar o Campeonato Nacional de Corrida em Montanha, nas duas variantes da disciplina, – subir (up hill) e subir/descer (up down) – em duas jornadas distintas.
A primeira competição terá lugar em Cinfães, na serra de Montemuro, na variante “subir”, no próximo dia 6 de abril conjuntamente com a prova Grande Prémio de Montanha de Cinfães.
A segunda competição irá decorrer no dia 21 de abril, na variante “subir/descer”, em Moimenta da Beira, em conjunto com a prova Moimenta Run – Rota da Cabeça Gorda.
As provas contam com a organização conjunta da Federação Portuguesa de Atletismo, da Associação de Atletismo de Viseu, do Município de Cinfães, do CD Leomil e do Município de Moimenta da Beira e servirão de observação para a escolha da representação nacional no Campeonato da Europa de Corrida em Montanha a disputar em Annecy (França) de 30 de maio a 2 de junho de 2024.
De referir que ambas as provas integram ainda a realização do Campeonato Nacional de Corrida em Montanha para os escalões de veteranos promovidos pela ANAVE.
O calendário nacional desta especialidade para o ano de 2024 completa-se com a realização da 20ª edição da Taça de Portugal de Corrida em Montanha que conta com seis provas pontuáveis.