Quinta-feira 21 de Novembro de 2024

Bárbara Timo conquistou 5º lugar no Grand Prix Portugal de Judo

Cumpriu-se este sábado no Pavilhão Multiusos de Odivelas o segundo dia do Grand Prix Portugal 2024, com o destaque a ser conquistado por Barbara Timo (-63kgs) que conquistou o 5º lugar na categoria.

Judo-GrandPrixPortugal-27-01-2024

FP Judo

Bárbara começou por eliminar (ippon) Himan Tokas (Ind). No segundo combate confrontou-se com J. Isukim (Coreia Sul) que venceu por wazari. Seguiu-se a israelita I.Shemesh e num combate de 4’41”, venceu por ippon. Na semi-final perdeu por wazari frente a Katharina Haecher (Australia), um longo combate de 7’19”. Na luta pelo bronze Bárbara enfrentou Sfozi Ozbas (Hungria) 7ª do ranking mundial e perdeu por 2 wazaris. A atleta lusa conquistou a 5ª posição.

A judoca lusa referiu que ”foi um dia muito longo mas mostrou que foi produtivo, nas últimas competições tenho disputado medalhas e tenho tido dias muito difíceis. Tenho de ter uma preparação muito forte física e mental. Vinha com o ouro do ano passado, e queria muito ganhar uma medalha em casa, fosse qual fosse. Eu e a minha equipa trabalhamos muito para chegar á competição da melhor maneira possível e claro que eu também estou desiludida, mas tenho que fazer um caminho e continuar a lutar”.

Margarida Brás (-63kgs) cedeu por ippon frente a (coreana) Shin Chaewon. Tais Pina (-63kgs) começou por vencer a adversária da República da Coreia – Yu Hyeonji. No segundo combate perdeu por ippon frente Barbara Matic da Croácia.

A judoca Joana Crisóstomo (-70kgs) venceu por ippon Rachael Hawkes da Irlanda em apenas 00.39”. No segundo combate do dia enfrentou Aoife Gouglan da Austrália perdeu por wazari

No masculino Pedro Horta perdeu por wazari frente a M.Najmudinov (Tadjiquistão).

O atleta luso Saba Daniela (-70kgs) teve duas vitórias no tatami. Primeiro venceu por wazari frente a K.Vitkauskas (Lituânia). Saba eliminou de seguida por ippon Mark Hriston (Bulgária) mas cedeu frente a Alenxandru Raicu (Roménia) por wazari.

Otari Kvantidze (-73kgs) saiu vencedor dos dois primeiros combates por wazari frente a Martin Hojak (Eslovénia) e Daniel Szegedi (Hungria).Tohar Butbl de Israel eliminou o judoca luso por ippon.

Manuel Rodrigues (-81kgs) cedeu frente ao atleta do Egipto A.Mohamed por wazari bem como Filipe Almeida nos combates com Igor Tsurkan(UKR). Por ippon foram eliminados João Fernando e Anri Egutidze frente a M.Svidrak (Ucrânia) e J. Izquieta (Espanha) respetivamente.

Na Cerimónia de Protocolar de Abertura além dos tradicionais discursos das várias Entidades presentes destaque para uma demonstração do projeto social “Avós(z) do Judo”. Esta programa foi implementada pelo Judo Clube da Marinha Grande em 2022 com o apoio do programa Portugal 2020.

O grande objetivo desta iniciativa é reduzir o impacto dos acidentes por queda na saúde dos idosos, com a prática integrada de judo, ginástica e defesa pessoal. Esta abordagem visa fortalecer não apenas as capacidades físicas, mas também criar um ambiente de apoio e integração dos seniores.

Os 624 atletas que cumprem os combates do Grand Prix Portugal 2024 têm, neste doming, o último dia de competição com início pelas 8h00 e combates finais a partir das 17h00.

Para o selecionador nacional, Pedro Soares, “os atletas com um bocadinho de mais responsabilidade não estiveram ao nível nem com a competência de chegarem ás medalhas e estou a falar só dos judocas masculinos. Temos ainda um grupo de atletas que vieram dos juniores a quem temos estado a fazer um grande investimento, fruto também dos seus bons resultados nas competições onde têm estado, que no fundo quase que garantem o futuro e que aqui estiveram muito bem. Os melhores atletas nesta competição e falo no masculino, foram os que tiveram melhores resultados. Foram atletas que lutaram para estar nos quartos de final, passaram alguns combates e merecem um trabalho atento frente às suas prestações. Foi sem dúvida um grande desafio e um grande desempenho eu diria que estão aqui lançados estes jovens para uma brilhante carreira e um futuro risonho para o judo português”

Vítor Pataco, presidente do IPDJ, deu os ”parabéns á FPJ que mais uma vez conseguiu dar resposta a tão grande desafio com tantos atletas de todo o Mundo. Destaque também para a Câmara de Odivelas por todo o esforço que faz para ter alguns dos melhores campeonatos europeus e mundiais neste Pavilhão de excelência. Quero saudar a Seleção portuguesa pelo esforço que tem feito para estar entre os melhores e também lembrar uma figura que nos deixou recentemente e que foi um dos grandes motores do Judo em Portugal – Mestre Bastos Nunes”

Para Hugo Martins, presidente da Câmara Municipal de Odivelas, “é uma honra para Odivelas receber mais esta prova mundial. Recebemos com o maior carinho toda a família do judo e agradecemos a confiança depositada na federação e em nós para dar resposta a tão grande desafio. Fazemos este ano 25 anos e que melhor maneira de comemorar do que com esta prova que traz até nós os melhores atletas do Mundo”.

Para o presidente da FPJ, Joaquim S. Pina “é com grande honra que recebemos novamente em Portugal o Grand Prix 2024. A nossa Federação quer ser uma referência na componente organizacional e também na parte desportiva. Agradeço ao governo português, aos sponsors e parceiros todo o apoio dado e também à Federação Internacional por depositar uma total confiança nas organizações portuguesas atribuindo-nos grandes eventos”

Wladimir Barta, Diretor da Federação Internacional de Judo, salientou “que é uma honra estar nesta competição em Portugal. Somos sempre muito bem recebidos, com muito profissionalismo, sentimo-nos em casa. Obrigado a toda a equipa e entidades por tornarem esta competição num enorme êxito. Continuação de bons combates”.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.