O destaque luso na sessão de abertura, esta sexta-feira, do Grand Prix Portugal de Judo, foi conquistado por Miguel Gago (-66kgs) que em longos combates conseguiu começar por vencer o adversário alemão – Martin Setz (2 wazaris).
Seguiu-se outra vitória por ippon frente a A. Boushit de Marrocos, mas no terceiro combate do dia cedeu por ippon, após ponto de ouro frente a Yashar Najafov (AZE). Miguel ocupou a 9ª posição da classificação geral
O judoca luso referiu que “foram combates muito difíceis, com adversários muito fortes. Fiquei um pouco triste com a última decisão, no meu ponto de vista poderia ter sido diferente o que me levava aos quartos de final. Apesar de tudo estou contente, mas agora já não há nada a fazer. Conhecia este atleta, fiz vários estágios com ele e até tinha uma estratégia planeada, mas o desporto é assim. Agora é olhar para a frente, na próxima semana estou em Paris e ao longo dos próximos meses quero participar no máximo de competições possíveis e ganhar experiência a este nível mundial”.
Emerson Silva (-60kgs) venceu por ippon o israelita Ariel Shulman mas cedeu também por ippon frente a D. Baratov (Uzbequistão). Apesar da perda Emerson disse que se sentia com força para continuar a lutar pelos seus sonhos e sair vencedor numa próxima prova internacional.
Ainda no mesmo peso Francisco Bastos, cedeu por 2 wazaris frente ao italiano Andrea Carlino. Rodrigo Costa Lopes e João Martins perderam por ippon frente a Moritz Plafky (Alemanha) e Angelo Pantano (Itália), respetivamente.
Raquel Brito (-48kgs) cedeu por ippon frente á atleta dos Países Baixos – Amber Gersies; Maria Siderot (52kgs) sofreu duas penalizações e perdeu frente á húngara Reka Pupp e Iasmine Martin (África do Sul) saiu vencedora por wazari no combate com Mafalda Ezequiel.
Duas atletas do Japão discutiram a final (-48kgs ), tendo Yo Shioka sido a vencedora, sendo vice-campeã Kano Miyaki.
Em (-52kgs) liderou a atleta do Uzbequistão – Diyora Keldiyorova.
Em (-57kgs) saiu vencedora Mimi Huh (Coreia do Sul) que discutiu o título de ouro com a judoca Daria Kurbonmamadova (AIN).
No masculino (60kgs) o atleta do Uzbequistão Dilshodbek Baratov conquistou a medalha de ouro e o judoca brasileiro Michel Augusto ocupou a segunda posição.
Em (-66kgs) Yago Abuladze – AIN (Individual Neutral Atlhets) conquistou a medalha de ouro.
Os 624 atletas que cumprem os combates do Grand Prix Portugal 2024 têm, este sábado, o segundo dia de competição com início pelas 8h00 e combates finais a partir das 17h00.
Realiza-se também este sábado, pelas 16h a cerimónia protocolar que conta com a presença de várias entidades oficiais e de uma demonstração de “Judo com Avós”.
A entrada é livre, mas está limitada á capacidade do Pavilhão.