Quarta-feira 24 de Novembro de 8134

Jéssica Rodrigues conquistou Diploma histórico nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno Gangwon’2024

COP-JogosOlimpicosJuventude-26-01-2024

COP

O último dia (esta sexta-feira) dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno Gangwon 2024 tornou-se histórico para Portugal pela conquista do 6º lugar de Jéssica Rodrigues na final da prova de “mass start” em Patinagem de Velocidade no gelo.

A jovem patinadora (17 anos) venceu um dos “sprints” da final e somou três pontos, para confirmar o lugar de honra e o primeiro diploma olímpico alguma vez ganho por um atleta português em Jogos de inverno.

Depois da competição, Jéssica confessou “que estava muito nervosa para a prova, pois é uma prova de que gosto muito e sinto-me bem a fazê-la, e porque tinha algumas expectativas. Na meia-final apurei-me com a segunda posição e na final consegui obter o 6° lugar, sentindo-me muito realizada por este resultado”.

O chefe da Missão de Portugal, Pedro Flávio, sublinhou o caráter histórico que este resultado tem, afirmando que “o 6º lugar da Jéssica nestes Jogos Olímpicos da Juventude é um resultado histórico para a Patinagem de Velocidade no Gelo nacional e para os Desportos de Inverno em Portugal. É também um sinal forte, de que todo o investimento que a Federação de Desportos de Inverno de Portugal tem vindo a realizar nas suas modalidades está a começar a trazer resultados de excelência. Este sucesso desportivo é fruto do esforço dos atletas e também do empenho dos treinadores e dirigentes envolvidos nas nossas modalidades. Estou bastante satisfeito com os resultados que conseguimos alcançar nas duas modalidades durante estes Jogos Olímpicos da Juventude Gangwon 2024 (Coreia do Sul)”.

Na meia-final, a patinadora portuguesa conseguiu a qualificação para a corrida decisiva ao ser 2ª, com 20 pontos, apenas superada por Angel Daleman, dos Países Baixos, que viria a ser a medalha de ouro, enquanto a prata foi para a sua compatriota Jasmijn Veenhuis e o bronze foi para a chinesa Yunqi Liu.

Francisca Henriques foi 10ª classificada na segunda meia-final, com o tempo de 6.26,04, e não conseguiu chegar à final, sendo-lhe atribuído o 26º lugar, em 33 participantes.

Na competição masculina, Manuel Piteira e Martim Vieira classificaram-se, respetivamente, na 21ª e na 28ª posição (em 31 concorrentes), ficando fora da final.

Manuel Piteira foi o 11º na primeira meia-final e Martim Vieira 12º na segunda-meia-final. O ouro foi para o alemão Finn Sonnekalb, a prata para o chinês Baoshuo Pan e o bronze para o norueguês Eirik Andersen.

 

© 8134 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.