O sétimo lugar, esta quarta-feira confirmado, garante aos Heróis do Mar um lugar no torneio de acesso a Paris’2024, bem como a segunda melhor classificação de sempre em Campeonatos da Europa.
No dia de regresso a casa, Portugal ficou a saber da vitória da Islândia diante da Áustria (26-24), no encerramento do Main Round I, o que, automaticamente, atribuiu o 7º lugar no EHF Euro 2024 ao Lusos. O desfecho desse embate, acabou por determinar que as duas seleções ficassem com quatro pontos, menos um ponto que Portugal, que somou cinco depois do empate com os Países Baixos na última jornada.
A única alteração que poderá existir no Main Round I é a Hungria subir ao segundo posto e a Alemanha descer um lugar, mas nada disto influencia a performance dos Heróis do Mar, já que estas duas equipas têm lugar reservado no Torneio Pré-Olímpico. Assim, as duas vagas presentes neste Campeonato da Europa – tirando o acesso direto a Paris 2024 pelo Campeão Europeu – ficaram distribuídas por Eslovénia e Portugal, terceiros e quatros classificados do Main Round II.
Esta será a segunda vez na história que Portugal vai disputar uma qualificação para os Jogos Olímpicos, depois daquela brilhante e histórica campanha que culminou com o golo mais importante da carreira do capitão, Rui Silva, diante da França, que abriu as portas do Olimpo, para Tóquio 2020.
A grande competição, recorde-se, disputou-se apenas no ano seguinte, devido à pandemia, e foi a primeira vez que uma modalidade coletiva de pavilhão representou Portugal nos Jogos Olímpicos.
A confirmação de mais um marco histórico chegou e o selecionador nacional, Paulo Pereira, não podia estar mais satisfeito. O líder da seleção nacional garante que os Heróis do Mar tudo vão fazer para escalar mais uma montanha, tendo referido que “tal como nós desde o início perseguimos, o nosso objetivo era a qualificação para o Torneio Pré-Olímpico, pelo que estamos muito felizes. Primeiro, porque, pelo que fizemos, merecemos e, segundo, porque, uma vez mais, vamos ter uma seleção portuguesa a lutar por um lugar nos Jogos Olímpicos pela segunda vez consecutiva e vamos fazer tudo para nos qualificarmos novamente. É uma montanha muito grande de escalar, mas nós, em Portugal, temos alpinistas de referência e, por isso, vamos aprender com eles a escalar coisas muito difíceis, com fado ou sem ele. Vamos lutar até à exaustão para o conseguir.”
Curso de Treinadores de Grau 2 – Porto 2024
A Associação de Andebol do Porto, com o apoio da Federação de Andebol de Portugal, vai organizar um Curso de Treinadores de Grau 2, a iniciar a 17 de fevereiro de 2024 e com horário de funcionamento aos sábados de manhã e às terças-feiras e quintas-feiras no período noturno.
O primeiro Curso de Treinadores de Grau 2 do novo ano a decorrer no Norte do país está enquadrado no novo modelo, que terá a duração de 147 horas letivas (11 horas de componente geral e 136 horas direcionadas para a componente específica) e um estágio com a duração de uma época desportiva/120 horas mínimas dedicadas à condução de sessões de treino.
O formato será híbrido: na vertente teórica haverá sessões online – via plataforma Zoom – e presenciais, no Auditório da AA do Porto. As sessões práticas irão decorrer na zona do Porto (a definir em breve).
As inscrições estarão abertas até ao dia 6 de fevereiro de 2024 e terão de ser obrigatoriamente realizadas através da Federação de Andebol de Portugal, através do site da Federação, onde poderão ser obtidas outras infirmações corelacionadas.
A componente geral e específica decorre de 17 fevereiro a 7 de setembro de 2024, enquanto a
componente prática, entre setembro de 2024 e até junho de 2025.