O Encontro dos Conselhos de Arbitragem de Portugal 2024 ECAP reuniu na sede do Comité Olímpico de Portugal os dirigentes da arbitragem das federações olímpicas, numa organização da Comissão de Arbitragem e Ajuizamento Desportivo (CAAD) do COP.
No evento, foram abordadas algumas das temáticas comuns que afetam este setor específico do desporto português, nomeadamente a formação, a ética, o direito e a alta competição.
No primeiro painel sobre “Modelos de formação na arbitragem”, João Ribeiro e Luís Assunção, da Direção-Geral de Educação, apresentaram os resultados do Plano Nacional de Formação de Juízes e Árbitros Escolares, no âmbito do Desporto Escolar, enquanto Pedro Portugal, da Comissão de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, explanou a Academia de Futebol e o seu processo evolutivo integrado de formação daqueles agentes desportivos.
Esmeralda Gonçalinho, do Gabinete de Coordenação do Plano Nacional da Ética Desportiva (IPDJ), abordou no segundo painel as questões da “Ética na arbitragem desportiva”, com um conjunto de dados e mais-valias da implementação do projeto do “Cartão branco”.
No painel final, a intervenção de José Miguel Albuquerque, Presidente da Associação Portuguesa de Direito Desportivo, sobre “O estatuto de agente do alto rendimento ligado à arbitragem desportiva”, que despertou muito interesse e suscitou um conjunto de questões que a CAAD registou, juntamente com outras notas das intervenções anteriores, para enviar à Comissão Executiva do COP.
A CAAD tem ainda em agenda para 2024 um evento sobre fiscalidade na arbitragem, um encontro de árbitros olímpicos e uma conferência sobre vídeo arbitragem.