Domingo 01 de Novembro de 9170

Francisca Henriques 19ª foi nos 1.500m de Patinagem de Velocidade no Gelo em Gangwon 2024

Francisca Henriques foi a portuguesa mais bem classificada na prova de 1500m de Patinagem de Velocidade no gelo dos Jogos Olímpicos da Juventude de inverno Gangwon 2024, na Coreia do Sul.

COP-JogosOlimpicosInverno-23-01-2024 (1)

COP

A patinadora portuguesa completou as três voltas ao Gangneung Oval no 19º lugar, com um tempo de 2:13.861, a 10.96s da vencedora, a neerlandesa Angel Daleman (2:02.90). No pódio ficaram ainda a chinesa Yunqi Liu (2:03.29), com a prata, e a polaca Hanna Mazur (2:05.13), com o bronze, com Jéssica Rodrigues, que também alinhou nesta prova, a não terminar devido a queda.

Na prova masculina, Manuel Piteira foi o melhor português, no 25º lugar, com um tempo de 2:06.35. Martim Vieira terminou no 29.º posto, com 2:09.50.

O ouro ficou para o alemão Finn Sonnekalb (1:50.53), a prata para o chinês Baoshuo Pan (1:52.84) e o bronze para o japonês Sota Kubo (1:53.16).

Esta quarta-feira é dia de descanso para os patinadores portugueses, que regressam à competição para a estafeta mista, na madrugada de quinta-feira.

Para Francisca Henriques, “hoje o dia foi positivo, consegui fazer aquilo que pretendia e que tinha falado com os meus treinadores, patinar bem tecnicamente e não quebrar tanto de volta para volta. Apenas esperava um tempo melhor, mas mesmo assim estou satisfeita. Agora é aproveitar bem o dia de descanso, para voltar com toda a força para os últimos dois dias de provas.”

Manuel Piteira, por seu lado, referiu que “a prova correu muito bem, consegui bater o meu recorde pessoal. Agora é pensar na próxima prova, que ainda vai correr melhor.”

Martim Vieira, por outro lado, adiantou que “não foi um bom dia, não consegui aplicar a técnica certa na prova e não me sinto realizado de todo com o resultado, acrescentando que corri doente, o que também não ajudou para que pudesse fazer um bom resultado. Agora mantenho a cabeça erguida para as mixed relays (estafeta mista).”

No Slalom Gigante, disputou-se a prova feminina de Slalom Gigante, que contou com a participação de Nahia Vieira da Fonte.

A esquiadora portuguesa não obteve classificação na prova por não ter terminado a segunda manga.

Após a primeira passagem pelo percurso, Nahia Viera da Fonte ocupava a 42ª posição entre as 79 atletas inscritas, com um tempo de 59.15s, a 10.73s da líder, a italiana Giorgia Collomb, que acabaria por conquistar a medalha de ouro. A suíça Shaienne Zehnder conquistou a prata e a sueca Astrid Hedin com o bronze.

Na madrugada desta quarta-feira é Emeric Guerillot a competir no Slalom Gigante masculino, a partir da 1 hora.

Os patinadores de velocidade da Equipa Portugal a participar nos Jogos Olímpicos da Juventude de inverno Gangwon 2024, na Coreia do Sul, conseguiram a qualificação para a competição de estafetas mistas, confirmada com as classificações obtidas na prova individual de 500 metros.

Na estafeta mista, a disputar no dia 25, participam dois (um feminino e um masculino) dos quatro patinadores que estiveram esta segunda-feira em ação na prova de 500m, e serão escolhidos pela equipa técnica da Equipa Portugal.

Esta segunda-feira, na Gangneung Oval, Jessica Rodrigues foi a 15.ª classificada (41,96 segundos) e Francisca Rodrigues 17.ª (42,35), na prova feminina ganha por Angel Daleman, dos Países Baixos (39,28). Martim Vieira terminou no 16.º lugar (38,84), enquanto Manuel Piteira foi 26.º (40,78), na competição masculina vencida pelo alemão Finn Sonnekalb (36,61).

Jessica Rodrigues: “Apesar de não ter conseguido atingir o meu objetivo – bater o meu recorde pessoal -, acho que a prova correu bem, gostei da minha partida e senti-me confiante no que estava a fazer! Para amanhã, na prova de 1500m, quero conseguir fazer um bom tempo e aproveitar muito cada momento desta aventura.”

Francisca Henriques: “Os 500m não correram como eu estava à espera. A pista é lenta, o que fez com que o tempo não fosse dentro do habitual! Mas gostei dos meus primeiros 100 metros e da minha partida! Amanhã, espero que corra melhor, é uma prova mais dura e desafiante fisicamente, mas vou dar o meu máximo e focar-me principalmente na técnica.”

Martim Vieira: “Estava confiante para a prova, com o que tinha para fazer em mente, mas depois da falsa partida senti-me mais nervoso e não parti tão bem. Depois do som da pistola arranquei e só parei ao chegar à meta. Consegui bater o meu recorde pessoal e sinto-me feliz com o resultado. Estou cheio de energia para correr a próxima prova.”

Manuel Piteira: “Consegui bater o meu recorde pessoal, sabendo que a parte inicial da prova não correu tão bem. Mas amanhã é um novo dia e uma nova prova e tenho a certeza que vai correr melhor.”

Os esquiadores Emeric Guerillot e Nahia Vieira da Fonte voltaram a competir nas pistas do Jeongseon High 1 Ski Resort, desta em combinado alpino, prova que terminaram na 26ª e na 31ª posição, respetivamente.

Na competição masculina, Emeric Guerillot foi 26º, fruto de um 37º lugar no SuperG, com 57,80 segundos, e um 26.º no Slalom, com 58,80, o que lhe deu o tempo final de 1.56,60, na soma das duas disciplinas, mais 7,14 segundos do que o vencedor, o britânico Zak Carrick-Smith.

Emeric Guerillot relatou que “a primeira corrida foi boa em termos de velocidade, a neve estava dura, o que eu realmente gosto. No SuperG dei o meu melhor, mas o tempo ficou um pouco longe. Para o Slalom, estava mais atrás e o percurso encontrava-se danificado, mas recuperei do meu atraso fazendo uma prova cuidadosa.”

Nahia Vieira da Fonte terminou a competição feminina no 31º lugar, fazendo 1.03,22 no SuperG (47ª posição) e 1.02,29 no Slalom (32.ª posição), o que lhe deu o tempo final de 2.05,51, mais 17,55 segundos do que a vencedora, a austríaca Maja Waroschitz.

Nahia Vieira da Fonte salientou que “hoje senti-me melhor, consegui melhorar o meu SuperG, sobretudo no muro. O slalom foi muito complicado, havia buracos enormes na pista, foi complicado, lutei e consegui acabar.”

 

© 9170 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.