Domingo 24 de Novembro de 2644

Inês Henriques: “Podemos ter os nossos sonhos, mas temos de trabalhar muito”

O ponto alto das “Conversas Olímpicas” foi protagonizado pela campeã mundial e europeia dos 50 km marcha, Inês Henriques, e pelo seu treinador Jorge Miguel, numa sessão moderada pelo administrador da Desmor, Miguel Pacheco.

COP-EsperançasOlimpicas-22-01-2024

COP

Inês Henriques começou por testemunhar a experiência de ser campeã do mundo aos 37 anos, afirmando que “queria mostrar que a Inês e as mulheres conseguiam fazer 50 quilómetros. Consegui deixar o meu nome e o nome do Jorge Miguel na história do Atletismo mundial.”

Mas para lá chegar, num longo percurso, explicou que “tinha algum talento, mas tive de trabalhar muito até ser campeã do mundo ao fim de 25 anos.”

Dirigindo-se à jovem audiência do Encontro Nacional de Esperanças Olímpica – que decorreu no Rio Maior Sports Centre – Inês Henrique fez uma advertência quanto à necessidade de investir no trabalho, dizendo que “podemos ter os nossos sonhos, mas temos de trabalhar muito. “Demorei mais tempo, mas sou licenciada e campeã do mundo.”

Protagonista de uma relação muito sólida com o seu treinador de sempre, Inês Henriques explicitou qual o valor fundamental nessa relação, tendo salientado que “quando ganhamos, ganhamos os dois, e quando perdemos, perdemos os dois. E o líder é sempre o treinador, apesar de ser o atleta a aparecer nos jornais. Ele era a pessoa que me dava alento para continuar a trabalhar.”

Jorge Miguel teve uma ideia-força no seu discurso dirigido aos atletas, frisando que “é sempre possível atingir o nosso sonho segundo o ideal que nos norteia”, lembrando-lhes, no entanto, que nem todos atingirão a participação olímpica. “Vão conseguir aqueles que acreditarem que são capazes de lá chegar”, atestou ainda. Neste trajeto, a capacidade de trabalho e a paciência são fundamentais, como ficou patente no exemplo da sua atleta. “A Inês teve a capacidade de não querer o resultado para amanhã” – concluiu.

Recorde-se que Inês Henriques, pelos seus feitos e longa carreira desportiva, foi condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Neste Encontro e ao longo de dois dias, 99 atletas e 52 treinadores, de 18 federações desportivas, viveram momentos de partilha no enriquecimento de um processo que tem por objetivo a participação nos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028 e Brisbane 2032.

A encerrar a sessão, Pedro Roque, diretor desportivo do COP e coordenador do ENEO, apelou à necessidade de os atletas trabalharem sempre em equipa, respeitando os valores olímpicos: a Excelência, a Amizade e o Respeito. No fim, agradeceu a disponibilidade da Desmor para a organização em parceria com o COP e o empenho dos voluntários da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

Atl-InesHenriques-Despedida---12-10-2023Houve ainda troca de experiências na área do treino – com os atletas a experimentarem modalidades que não as que habitualmente praticam –, uma sessão informativa sobre antidopagem desenvolvida pela Autoridade Antidopagem de Portugal e ainda a preparação prática de alimentos pré-treino, com os atletas a meterem literalmente a mão na massa, sob a supervisão da nutricionista do COP, Cláudia Minderico, que desenvolveu as receitas.

Os participantes no ENEO, das modalidades de Andebol, Atletismo, Badminton, Canoagem, Ciclismo, Equestre, Ginástica, Natação, Patinagem, Râguebi, Remo, Surf, Taekwondo, Ténis, Ténis de Mesa, Tiro com Arco, Triatlo e Vela participaram também em sessões de trabalho na área da comunicação, educação olímpica, proteção de atletas, psicologia, gestão de carreira e preparação de transição de carreira, com os conteúdos dinamizados pelos vários departamentos do COP e pela Comissão de Atletas Olímpicos.

Os treinadores também tiveram um programa com grupos de discussão temáticos e workshops técnicos.

© 2644 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.