No primeiro dia, este domingo, dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno (JOJI), que estão a decorrer na Coreia do Sul, dois esquiadores da Equipa Portugal competiram na prova de Esqui Alpino (Super G) e obtiveram resultados aceitáveis.
Emeric Guerillot, que alinhou na pista do Jeongseon High 1 Ski Resort, terminou a prova no 32º lugar, com o tempo de 56,79 segundos, a menos de três segundos do vencedor que foi o alemão Benno Brandis (54,42 segundos). O pódio ficou completo com o austríaco Asaja Sturm (54,43) e a Eslováquia ficou com o bronze com Andrej Barnas a terminar em 54,78 segundos.
Estavam inscritos 65 atletas e concluíram 49 esquiadores. O jovem português mostrou-se satisfeito com a sua estreia, tendo referido que “estou contente com a minha prestação de hoje, porque consegui esquiar sem erros. O traçado era muito sinuoso na primeira seção e aos poucos ia ficando mais reto. Estou feliz com esta experiência! Espero repetir o feito amanhã no Combinado Alpino que será em duas mangas, primeiro o Super G e depois o Slalom”.
Nahia Vieira da Fonte, que competiu na prova feminina, foi 48ª classificada com 1.02,30. A vitória – que contou com 61 inscritas – foi para a italiana Camilla Vanni (53,54 segundos), seguida de Eva Schachner (Áustria – 53,61) e da suíça Shaienne Zehnder (53,75). Nahia esperava mais da sua prestação, tendo salientado que “foi uma ótima corrida apesar do nevoeiro, porque havia um ótimo percurso e boa neve. Estou ainda dececionada comigo e insatisfeita porque não esquiei bem e tive um mau resultado”.
Na próxima madrugada os dois esquiadores, ambos de 16 anos, voltam à competição desta vez para o combinado alpino. A Patinagem de Velocidade no Gelo fará a sua estreia nos JOJI com a prova de 500 metros.
Os Jogos Olímpicos da Juventude de inverno realizam-se entre os dias 19 de janeiro e 1 de fevereiro, com a participação de 1803 atletas, de 79 países, em 15 modalidades e a prestação da Equipa Portugal pode ser acompanhada nas plataformas do Comité Olímpico de Portugal.