A cidade do Funchal volta a ser o palco do Campeonato Nacional da Maratona (masculino e feminino), competição está integrada na Maratona do Funchal, que a Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira leva a efeito a partir das 7 horas da manhã deste domingo.
A Maratona do Funchal, que inclui ainda uma prova de meia-maratona e outra de minimaratona, tem mais de um milhar de concorrentes como inscritos, com uma grande predominância de corredores estrangeiros.
Esta é a quarta edição da prova madeirense que acolhe os Campeonatos de Portugal, depois das provas de 2015, 2016 e 2018. Curiosamente, nestas três edições, Rosa Madureira, então no FC Penafiel, conquistou três dos seis títulos nacionais, sendo a segunda portuguesa com mais títulos nacionais, logo atrás de Fátima Silva, do Póvoa, que conquistou sete títulos.
Recorde-se que o recorde da competição pertence a Fernanda Ribeiro, com 2h31m11s, marca obtida na Maratona do Porto, em 2009, enquanto o recorde de Portugal pertence a Rosa Mota, com 2h23m29, na maratona de Chicago, em1985.
No setor masculino, o detentor do maior número de títulos é Armando Aldegalega (que ainda se mantém federado e em atividade, correndo distâncias mais curtas), com 10 triunfos conseguidos entre 1964 e 1980.
O recorde da competição pertence a Rui Pedro Silva, com a marca de 2h13m11s, obtida na Maratona do Porto em 2013, enquanto o recorde de Portugal pertence a António Pinto, com a marca de 2h06m36s, obtida na Maratona de Londres, em 2000.
Ano a ano, continua-se a escrever a história da competição de estrada mais antiga de Portugal.