Este sábado, a partir das 17H30, o Pavilhão Multiusos de Viseu será palco da Gala de Abertura Oficial da Cidade Europeia do Desporto. Um evento de enorme destaque, em que serão celebradas as diversas modalidades, atletas, clubes, associações e instituições ligadas ao desporto e à prática da atividade física no concelho.
A apresentação estará a cargo da viseense e Embaixadora da Cidade Europeia do Desporto, Andreia Matos, jornalista no Canal (Federação Portuguesa de Futebol).
A Gala está organizada em quatro momentos distintos, alusivos ao Tempo, ao Espaço, à Comunidade e ao Desporto, através dos quais se desenrolarão um conjunto de apresentações e performances em torno de várias modalidades, sendo a luz e o som fortes aliados nestas exibições.
Têm presença confirmada nesta Gala, no panorama musical, o Coro Mozart, os artistas viseenses Mara Pedro e Tilhon, a banda Fingertips e o DJ Victor Pirez. Além disso, são várias as entidades e personalidades do universo desportivo que garantem o seu lugar e participação no evento.
Haverá ainda momentos dedicados à apresentação dos 13 Embaixadores, da Mascote e Hino oficiais do ano; ao desfile das 25 Juntas de Freguesia e dos 56 clubes do concelho, com as suas bandeiras; e à entrega formal da bandeira da Cidade Europeia do Desporto.
“Este é o primeiro grande momento deste ano especial, em que somos Cidade Europeia do Desporto. É o nosso pontapé de saída. Estou especialmente satisfeito em podermos partilhar com todos este evento, nesta que é uma celebração ímpar do Desporto, com a participação de atletas, artistas, instituições e a comunidade do nosso concelho”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, acrescentando que “espera-se um evento grandioso, bastante dinâmico e visualmente apelativo, que não deixará ninguém indiferente”.
Para além disso, a Gala de Abertura será transmitida em direto através da página de Facebook e canal de Youtube do Município de Viseu, para todos aqueles que quiserem acompanhar à distância, em formato online.
A propósito deste evento, Fernando Ruas referiu que, “na “Melhor Cidade para Viver”, o Desporto e a Atividade Física são uns dos nossos maiores trunfos e bandeiras. Através da candidatura de Viseu a Cidade Europeia do Desporto 2024 (CED2024) queremos dar continuidade, passo a passo, à construção de uma cidade onde cada cidadão é mais ativo, mais saudável e mais feliz”, tendo prosseguido dizendo que “este é um caminho conjunto de toda a sociedade civil. Uma oportunidade para toda a região. Juntos, acreditamos que esta candidatura é um fator dinamizador e agregador de todo o território, reforçando a visão, a missão e os objetivos propostos em todos os programas e projetos municipais de Viseu”.
Acrescentou ainda que “o sucesso deste desafio irá medir-se pelo legado que deixará em toda a comunidade viseense que, certamente, sairá mais reforçada e com uma população mais consciente para a importância do Desporto e da Atividade Física”.
Sendo o Desporto um dos maiores trunfos e bandeiras – uma bandeira que ergue alto e com orgulho, dentro e fora de portas – refira-se que o futebolista João Félix é o Embaixador máximo, juntando-se a Mário Trindade (atleta paralímpico), Tiago Ferreira (BTT XCM) e Tiago Ladeira (Enduro), não se tendo visto, no caderno promocional e informativo, o nome do campeão olímpico Carlos Lopes – o desportista maior de Viseu e de Portugal, que colocou Portugal a ganhar competições internacionais (atletismo) pela primeira vez na história do país, campeão que também estará na cidade de Viseu, ao fim da tarde deste sábado.
Ainda quanto à Cidade de Viseu, registe-se que tem registado (censos de 2021) 99.561 habitantes, mais de 23.000 do que em 1950.
Passo a passo, meta a meta, esta comunidade está cada mais ativa, atenta à importância da prática do exercício físico e da adoção de estilos de vida saudáveis. Crescemos no número de clubes e associações, nas modalidades praticadas e em atletas, especialmente do género feminino, tudo graças a uma política concertada, vocacionada para esta área.
Nas últimas duas décadas, parte do orçamento municipal foi direcionado para a construção e qualificação das instalações e equipamentos desportivos, promovendo mais e melhores condições para a prática da atividade física, em todo o concelho.
Aposta ainda nos polidesportivos, nos pavilhões desportivos integrados em estabelecimentos escolares, nos campos de futebol e de ténis, nas Piscinas Municipais, na Pista de Atletismo, mas também noutros de prática de atividade física livre e informal, como os Percursos Pedestres, os Circuitos Gerações Ativas ou a Ecopista do Dão.
Foram implementados programas municipais para a prática desportiva em todas as idades, Viseu é um concelho empenhado na promoção do envelhecimento ativo saudável, mas também no estimular do conceito do “brincar” ao ar livre, nas escolas e localidades, promovendo ainda uma agenda desportiva diversificada, descentralizada e acessível, 365 dias por ano, consolidando aquele que se considera ser o “trio” de sucesso: o desporto, a saúde e o convívio inter-geracional. Tudo isto num estreito trabalho de cooperação entre a autarquia, as Juntas de Freguesias, as instituições, os clubes, as associações, os atletas e toda a comunidade de Viseu, cuja dedicação e empenho têm possibilitado testemunhar percursos e conquistas meritórias.
Visei possui os requisitos, os alicerces e, sobretudo, um capital humano inconfundível. É uma oportunidade única de aprofundar o trabalho e as estratégias que se tem vindo a implementar, de estar mobilizados em torno de algo que une e que define, profundamente, a identidade do concelho.
Pavilhão Multiusos de Viseu vai ser palco do evento este sábado. A partir das 14 horas de hoje, estão disponíveis para levantamento os ingressos gratuitos para o público interessado em assistir.
Com todos estes predicados, por certo que Viseu e as suas gentes, os usos e os costumes vão deslumbrar quem tiver oportunidade de acompanhar a atividade que se vai desenvolvendo dia a dia, com um dos pontos altos a ser a Feira de São Mateus (agosto), dando a cobertura cultural a uma atividade desportiva que, por si só, é um ato cultural.