Uma notícia veiculada pela World Athletics (antiga Federação Internacional de Atletismo), deu conta de que faleceu, aos 29 anos – por motivos de doença – o antigo campeão mundial do salto com vara, o canadiano Shawn Barber.
Atleta prodigioso, Barber conquistou o título mundial de 2015 aos 21 anos. Cinco meses depois, aumentou próprio recorde nacional de 6,00m, o que na época o tornou o homem mais jovem a ultrapassar a barreira dos seis metros.
Nascido no Novo México, EUA, Barber desde cedo que começou a praticar desporto, porquanto o pai era saltador com vara internacional e representou o Canadá no Campeonato Mundial de 1983.
Uma semana após o aniversário dos 18 anos, Barber estabeleceu o recorde nacional Sub-20 de 5,32m, que aumentou para 5,55 , com que conquistou o bronze no Campeonato Mundial Sub-20 de 2012.
Barber começou a estudar na Akron University, em Ohio, no final daquele ano e continuou a melhorar durante o tempo em que esteve no sistema universitário dos EUA. Ainda atleta sub-20 em 2013, estabeleceu um recorde canadense sénior de 5,71 m e competiu no Campeonato Mundial em Moscovo.
Ganhou o título indoor da NCAA em 2014 com um recorde nacional de 5,75 m e coroou sua temporada outdoor com o bronze da Commonwealth.
Barber atingiu a maioridade em 2015. Ele começou o ano com uma campanha indoor invicta, conquistando o título indoor da NCAA e estabelecendo um recorde nacional indoor de 5,91m. Durante a temporada de verão, ganhou o título outdoor da NCAA e o título dos Jogos Pan-americanos, este último em Toronto.
Mas a carreira atingiu o auge no Campeonato Mundial em Pequim, onde conquistou o ouro com um salto de 5,90 m, conquistando a primeira medalha do Canadá no Campeonato Mundial de salto com vara. No final de uma movimentada temporada de 2015, Barber conquistou 25 vitórias em 32 competições.
Continuou a fazer história em 2016, estabelecendo um recorde canadense de 6,00 m para se tornar o mais jovem saltador de seis metros da história até aquele momento. Ficou em quarto lugar no Campeonato Mundial Indoor daquele ano e chegou à final olímpica.
Apesar das dificuldades dentro e fora da pista, conseguiu chegar a mais duas finais e conquistou a prata nos Jogos da Commonwealth de 2018, terminando aquele ano com o melhor da temporada de 5,92m. A última competição foi durante a temporada indoor de 2020.
Outros saltadores com vara e ex-companheiros de equipe prestaram homenagens online após a notícia.
“Estou completamente arrasado ao saber do falecimento do meu ex-companheiro de equipe e pioneiro do atletismo canadense”, disse o saltador em altura Derek Drouin, que também ganhou o ouro para o Canadá no Campeonato Mundial de 2015.
“RIP, meu amigo”, disse o ex-recordista mundial Renaud Lavillenie. “A família do salto com vara perdeu uma pessoa incrível. Jamais te esqueceremos.”
Doyle Management, que orientou a carreira de Barber, postou um comunicado que dizia: “Um amigo que nunca será esquecido. Ele fará muita falta.”