Pelos menos números (4-0), o FC Porto e o Sporting vão marcar presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal Placard, concluídos que foram os dois primeiros jogos dos oitavos, realizados nesta terça-feira, ambos na zona de Lisboa.
No Estádio José Alvalade, os leões – como é hábito – tentaram “encontrar” um resultado favorável desde o primeiro minuto, pese embora tenham sofrido um “calafrio” (9’) que poderia ter atrapalhado uma projeção de vitória fácil.
Pelo histórico dos jogos entre as duas equipas (cinco jogos em cinco triunfos leoninos – acabando no sexto neste dia), o Sporting ganhou todos e pelos quatro golos marcados passou a ser (com 14) o melhor marcador, recorde que estava com o Alverca (13), pelo menos desde 2020.
Com um pontapé rematado de fora da área, Rui Gomes deu “lume” à bola, que foi bater com toda a força no poste esquerdo da baliza guardada por Israel.
Com uma defesa alta, o Tondela foi tentando segurar as “pontas” do ataque sportinguista, mas começou a esquecer-se de tomar conta das linhas que dava acesso à própria baliza, com alguns deslizes defensivos, levando o Sporting a pressionar de tal forma que, “obrigou” os tondelenses a cometer erros que originaram (11’) o golo do empate, marcado por Pedro Gonçalves, deixado sozinho na zona de “morte”.
Tal que (16’) o mesmo Pedro Gonçalves chegou ao 2-0, aproveitando uma falha do guardião dos visitantes, que deu origem ao aumento da margem de manobra para os leões, que podia ter sido dilatada (20’) se algum jogador dos leões estivesse plantado na zona da área adversária, porquanto toda a defesa falhou, mas ninguém aproveitou.
Mas o sistema manteve-se e – apesar de algumas arrancadas por parte do Tondela no ataque a baliza – o Sporting voltou a marcar (37’), com um golo de Gyokeres (algo disfarçado pelo campo), depois de uma jogada envolvente, com a boa a passar rápido de pés para pés, até que foi remetida para o centro da área dos visitantes, onde surgiu um Gyokeres completamente só a cabear para a baliza e fazendo o 3-0, o que arrumaria o jogo a partir desse momento. Como se confirmou, ainda antes do intervalo.
Para a queda ser, ainda mais rápida, o próprio Gyokeres marcou o quarto golo dos leões (46’), aproveitando um (mau) atraso de Missanga, dominou a bola, pela esquerda do ataque leonino, deu a volta a outro defesa e a mais outro e, só, perante o guarda-redes, é que rematou (46’) para o 4-0, resultado que não mexido até ao final do jogo.
Os leões e o Tondela, um de cada vez, começaram a fazer substituições, perdeu-se alguma velocidade, mas a verdade é que qualquer das equipas criou oportunidades para marcar mas não passou do 4-0, com o Sporting a tornar-se no primeiro apurado para os quartos-de-final da Taça de Portugal Placard, perante uma plateia de 15.771 espetadores.
No outro encontro, o FC Porto veio “passear” para a linha do Estoril, onde a equipa da casa sucumbiu com relativa facilidade e pelo mesmo resultado (4-0) com que os leões venceram em Alvalade.
Mais avisados – face à derrota imposta pelo Estoril, que o eliminou da Taça da Liga – os comandados de Sérgio Conceição depressa abriram o caminho para a goleada, em especial pela exibição de Evanilson, que fez um “hat-trick” entre os 24 e os 56’, para Galeno (76’) fechar a conta e levar oFC Porto também à fase seguinte.
Para esta quarta-feira estão marcados os jogos Marítimo-Leiria (18h45), Gil Vicente-Amarante (19h15), Vizela-Arouca (20h) e Benfica-Braga (20h45). Os oitavos-de-final concluir-se-ão na quinta-feira, com as partidas entre Santa Clara e Nacional (18h) e Vitória de Guimarães-Penafiel (20h15).