Domingo 23 de Novembro de 1203

Portugal-Alemanha (canal 11) em preparação para o Europeu de Andebol

Portugal vai disputar, esta quinta-feira, o primeiro de dois encontros particulares com a congénere germânica, em Flensburg (15h), com transmissão em direto no Canal 11.

Andebol-EuropeuAlemanha-03-01-2024

FAndebolPortugal

A última vez que Portugal encontrou a Alemanha, organizadora da grande competição que se avizinha, foi em 2021 – tendo disputado dois jogos da mesma índole nesse ano: no primeiro, no Luxemburgo, os Lusos saíram derrotados, por 30-28; no entanto, no segundo encontro, já em Düsseldorf e durante a Semana do Andebol (um dos mais emblemáticos períodos da modalidade celebrados na Alemanha), foi a vez dos Heróis do Mar vencerem e fixarem o resultado em 32-30.

Alexandre Cavalcanti, lateral esquerdo que atua nos franceses do HBC Nantes, considerou este convite por parte da formação germânica muito positivo, tendo adiantado que “estamos, de ano para ano, com uma melhor equipa, com mais qualidade e jogo coletivo, e isto só prova que os bons resultados que temos tido, nos Campeonatos em que participámos, e é um sinal que temos de uma seleção cada vez melhor, com jovens a entrar e a manter a qualidade. Agora só temos que mostrar que estamos num bom nível para estes jogos de preparação”.

Antes desta data, Portugal encontrou a Mannschaft no Campeonato da Europa de 2020, no jogo de atribuição do 5º lugar, que terminou em derrota por 29-27, em Estocolmo (Suécia). Contudo, esse resultado, apesar de negativo, permitiu à Seleção Nacional A masculina alcançar o melhor resultado de sempre em Campeonatos da Europa – o 6.º lugar.

Uma das muralhas defensivas do conjunto português, Alexandre Cavalcanti, acredita que ainda há aspetos a trabalhar, referindo que “estes jogos com a Alemanha vão ser muito importantes, principalmente a nível defensivo, considerando que ainda temos que trabalhar algumas coisas, treinar e colocar em prática. E estes dois jogos vão-nos dar a oportunidade de testarmos alguns aspetos que temos treinado e vai ser importante para ganharmos confiança e entrarmos bem no Europeu”.

A seleção da Alemanha, orientada pelo islandês Alfreð Gíslason, tem grandes expetativas para este EHF Euro 2024. Para além de ser a primeira anfitriã de um Campeonato da Europa com 24 equipas organizado num só país, tem ainda diversos jovens atletas promissores no seu plantel, mas, mais do que isso, um estatuto para manter. De realçar que a Alemanha será protagonista do já anunciado recorde de assistência num jogo de andebol, no encontro inaugural do EHF Euro 2024 frente à Suíça, na Merkur Spiel-Arena, casa do Fortuna Düsseldorf (Bundesliga), que tem capacidade para uns impressionantes 54.000 lugares. Será o início de uma gigantesca festa do andebol para a qual o lema “Here to Celebrate!” é perfeito.

O lateral esquerdo, de 27 anos, acredita que a Alemanha será uma das candidatas ao pódio, porquanto “apesar de terem jogadores muitos jovens continuam com imensa qualidade e não lhes tira a hipótese de serem uma das favoritas, acreditando que todos sabem que é um dos países com maior cultura do andebol, e com uma liga extraordinária, fazendo deste desporto um dos maiores a nível nacional”.

A Alemanha tem no ouro conquistado em 2016, a última medalha em Campeonatos da Europa, e espera capitalizar o apoio dos seus adeptos para desafiar as probabilidades e terminar no pódio numa prova em que apenas o vencedor se pode qualificar para os Jogos Olímpicos. No entanto, como França e Dinamarca já se qualificaram para Paris 2024, poderão ser os segundos ou terceiros classificados a reclamar o tão ambicionado bilhete olímpico dourado.

 

© 1204 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.