Segunda-feira 24 de Novembro de 5292

Portugal defronta Alemanha para preparar entrada no Europeu de Andebol

Andebol-Europeu2024-Técnicos-09-03-2023

DR

Os Heróis do Mar vão medir forças com a organizadora do europeu de Andebol, em Flensburg e Kiel, na quinta-feira e sábado, na antecâmara da grande competição.Depois do estágio realizado em Rio Maior – e da pausa das festas natalícias – a equipa nacional rumou para a cidade alemã de Flensburg onde, esta quinta-feira, defrontará uma das mais fortes equipas presentes no europeu, estando marcado outro jogo de preparação para sábado, mas em Kiel.

Dos 20 jogadores inicialmente escolhidos e após o estágio realizado em Rio Maior, saíram Fábio Silva (Artística de Avanca Bioria) e Miguel Espinha Ferreira (BM Ciudad Encantada), enquanto Rui Silva estará ausente durante este período pois será novamente pai, juntando-se aos outros elementos depois dos dois jogos de preparação.

Refira-se que a Alemanha é a organizadora deste europeu que, pela primeira vez, irá acolher no mesmo país as 24 seleções que disputam a competição.

No dia 7, os Lusos partirão para a cidade sede neste EHF Euro – Munique – onde ficarão durante toda a fase de grupos, de 11 a 15 de janeiro.

Paulo Pereira, técnico da Seleção Nacional, sentiu-se honrado com o convite feito pela congénere germânica e abriu um pouco do véu das duas partidas, salientando que “vão ser dois jogos de alta rotação e estamos a falar de jogar na Alemanha contra a seleção organizadora que, para nós, é sempre um motivo de orgulho que a Alemanha nos convide para jogar antes de um europeu que organiza. Portanto, é um sinal de que o andebol em Portugal está a crescer e, agora, é continuar a consolidar as ideias que temos vindo a trabalhar estes dias e a reconfigurar um pouco esta nossa seleção que mantém apenas sete atletas que disputaram o europeu em 2020”.

Recorde-se que a formação germânica, ficou na sétima posição no EHF Euro 2022, europa que é de má memória para os Lusos. Recorde-se que a última vez em que Portugal defrontou a Alemanha, corria o ano de 2021, e terminou com uma vitória por 30-32, selada por Diogo Branquinho, em Dusseldorf, no dia de celebração do andebol alemão.

Quanto ao estágio, Paulo Pereira salientou que “decorreu dentro da normalidade, só tivemos alguns problemas com dois atletas que, por questões de saúde, praticamente não participaram no estágio, no entanto, acho que foi muito produtivo a todos os níveis, para além de termos consolidado algumas coisas iniciadas no Kempa Trophy. Posteriormente, também tivemos alguma atenção aos fatores mentais, convidámos o César Rodrigues para falar um pouco sobre estas questões do rendimento em grupo, o que foi impecável. Tivemos também uma sessão de arbitragem com o internacional Roberto Martins, que foi igualmente muito produtiva, porque houve ali algumas dúvidas que ficaram esclarecidas. E depois, os dois jogos particulares com Cabo Verde, que também serviram para consolidar algumas relações, quer em termos ofensivos, quer em termos defensivos. Acho que foi extraordinário”.

Sobre as ausências, o selecionador referiu que “as escolhas já estavam feitas antes deste estágio – embora depois pudesse haver algo que impedisse que nós mantivéssemos a escolha, mas, na altura, tudo mais ou menos normal. Não houve nenhum impedimento que nos fizesse alterar o que estava previsto. Agora também conversámos com eles, para estarem prontos, porque o facto de terem estado aqui no estágio pode validar a participação deles, no caso de acontecer alguma coisa com algum atleta em competição, eles serão chamados rapidamente. É sempre um momento difícil para todos, mas os dois atletas que saíram tiveram um comportamento excecional.”

Os convocados para estes dois jogos de preparação foram os seguintes: Diogo Rêma Marques (FCPorto) e Gustavo Capdeville (Benfica), como guarda-redes; Leonel Fernandes, Pedro Oliveira e António Areia (FCPorto), Pedro Portela (Sporting), como pontas; Alexandre Calvacanti (Nantes), Gilberto Duarte (PAUC), Gonçalo Vieira (Fenix), Salvador Salvador e Francisco Costa (Sporting), Joaquim Nazaré (Skjern), como laterais; Daymaro Salina (FCPorto), Luis Frade (Sporting) e Ricardo Brandão (Cangas), como pivôs; Martim Costa (Sporting) e Miguel Martins (Pick Szeged), como centrais.

Andebol-Europeu-RuiSilvaMVP-16-01-2022

DR

Na fase de grupos, junta-se Rui Silva (FCPorto), como pivô.

O FC Porto é o maior municiador da seleção (6 jogadores) seguindo-se o Sporting (4).

De 10 a 28 de janeiro, todos os caminhos vão dar à Alemanha para os fãs de andebol de todo o mundo, com 17 dias de competição colorida e dinâmica, preenchidos com 65 jogos.

A Merkur Spiel-Arena, em Düsseldorf, está a preparar-se para bater um recorde de mais de 50.000 espectadores num jogo de andebol, no dia 10 de janeiro, no encontro inaugural do EHF Euro 2024 entre França e Macedónia do Norte e, ainda, a anfitriã Alemanha com a Suíça.

O EHF Euro 2024 visitará seis cidades alemãs – Düsseldorf, Berlim, Munique e Mannheim na fase preliminar e Hamburgo e Colónia na fase principal e culminará com um confronto épico durante o último fim de semana na lendária Lanxess Arena, em Colónia.

Em paralelo com o Campeonato da Europa, a Federação Europeia de Andebol anunciou o lançamento da

Nos particulares com Alemanha, os jogos iniciam pelas 15 horas (1º jogo, quinta-feira) e 17 horas (sábado).

No europeu (fase de grupos), Portugal começa por defrontar a Grécia (dia 11, 17 horas, RTP2), seguindo-se a Chéquia (dia 13, 17 horas, RTP2) e Dinamarca (dia 15, 19h30, RTP2).

© 5292 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.