Entrando a ganhar, ainda que na segunda parte, com um golo marcado por Gyokeres (59’), o Sporting deu um passo importante para se manter na liderança da Liga Betclic, num sábado em que o Sporting de Braga também foi vencer fora (Casa Pia).
A vantagem conseguida pelos leões foi efémera, porquanto (69’) Filipe Relvas chegou ao empate e o Sporting teve que “dar à perna” para conseguir vencer, num golo apontado por Paulinho (80’), numa partida que foi “quentinha”, até por causa da temperatura mais baixa para a altura.
A novidade de Gyokeres ter jogado “apoiado” noutro avançado, ajudou Paulinho a desenvolver-se e também marcar, dupla que se poderá manter daqui para a frente, face a um bom entendimento conseguido neste encontro.
Os leões foram melhores em tudo, desde os 16-7 remates (dos quais 7-3 para a baliza, numa posse de bola de 74/26%), pelo que foi preciso agarrar bem pelas “pontas” para se chegar ao esperado triunfo.
Jogando em Rio Maior, o Sporting de Braga foi o primeiro a marcar (segunda parte) depois de um nulo no final dos primeiros 45 minutos, a confirmar a estatística de que ganhou em todas as latitudes.
João Moutinho inaugurou (58’), com Clayton a empatar (74’) de grande penalidade, quando os bracarenses deram a “sapatada” para fugir com a marcação (77’) do segundo golo, por Simon Banza, que reforçou a liderança nos melhores marcadores, tendo Zalazar fechado (88’) o resultado (3-1) para os minhotos.
Na estatística, o Braga rematou mais (11-6, com 4-2 nos que foram para a baliza), numa posse de bola de 55/45%.
No Estoril, os donos da casa golearam (4-0) o Farense, ainda que o Farense tivesse conseguido mais remates (15-13), com 7-2 para a baliza por parte dos estorilistas, que selaram a posse de bola 2m 62/38%).
João Marques (4’ e 47’), Tiago Araújo (45+5’) e Raul Parra (78’) foram os autores dos golos.
No outro jogo desta 15ª ronda, o Gil Vicente recebeu e venceu (1-0) o Boavista – a braços com atrasos no pagamento dos vencimentos aos jogadores – que mantém uma tendência descendente na classificação geral.
O golo gilista foi marcado (64’) na transformação de uma grande penalidade.
A equipa da casa dominou a estatística, com 13-8 remates, dos quais 3-2 para a baliza, numa posse de bola de 55/45%.
Na classificação, tudo igual como na anterior, com o Sporting a liderar (37 pontos), seguido do Benfica (36), FC Porto (34), Sporting de Braga (32), Guimarães (29) e Moreirense (26), grupo que se encontra nos seis primeiros lugares.
O segundo grupo é liderado pelo Famalicão (18), a oito pontos do 6º, no que é uma diferença significativa, seguindo-se Farense, também com 18, Estoril (17), Arouca, Estrela Amadora, Casa Pia e Boavista (16), Portimonense e Gil Vicente (15), Vizela e Rio Ave (12) e Chaves (10), na última posição.
Nos marcadores, Simon Banza (Sporting Braga) marcou mais um e chegou aos 14 golos, mas Gyokeres (Sporting) não o larga, somando outro e mantendo a segunda posição, com 11 golos.
Depois estão Héctor (Chaves) e Rafa Mujica (Arouca), com 8; Ricardo Horta (Braga), Samuel Essende (Vizela) e Paulinho (Sporting), com 7; Cristo Gonzalez (Arouca), Bozenik (Boavista) e André Luís (Moreirense), com 6.
A 16ª jornada inicia-se com o Sporting-Estoril (18h45) na sexta-feira (dia 5), o Boavista-FC Porto
jogar-se-á no mesmo dia (20h45), seguindo-se o Arouca-Benfica no sábado (18h) e o Braga-Guimarães (20h30)