Apesar ter vencido o Leixões, o FC Porto ficou pelo caminho, enquanto o Sporting – ganhou ao Tondela – seguiu para as meias-finais da Allianz Cup, juntando-se ao Benfica, Sporting de Braga e Estoril na “final four”, em Leiria, em finais no próximo mês de janeiro.
Em Tondela, o Sporting foi o primeiro a entrar em campo neste dia, tendo Daniel Bragança inaugurado o marcador (14’), jogador que recebeu, na grande área, isolado, a bola com o peito, desceu até ao pé e, à meia-volta, atirou forte para a baliza, onde entrou depois da bola sofrer um ligeiro desvio nas pernas de um defesa tondelense.
Com a aceleração inicial – depois de ter mandado uma bola à trave – o Sporting manteve a vantagem territorial que permitiu chegar ao 2-0 (32’), quando Paulinho numa jogada começada pelo lado esquerdo do ataque, a bola girou para a direita e chegou aos pés de Paulinho para rematar forte e diretamente para a baliza.
Com dois golos de vantagem, os leões mantiveram o jogo controlado no segundo tempo, acabando por sofrer (76’) um golo marcado por Hélder Tavares que, perto da pequena área, aproveitou o deslize (deixou passar a bola por cima da cabeça, porque não saltou) do defesa leonino e recebeu o esférico e rematou para golo.
Objetivo alcançado e Sporting na “final four” da Taça da Liga.
Mais tarde, no Dragão, a equipa de Sérgio Conceição – com algumas ausências de vulto e com Taremi no banco até ao intervalo – encontrou algumas dificuldades para se impor, ainda que Francisco Conceição (7’) tenha aberto o marcador a favor dos portistas.
Mas foi sol de pouca dura porquanto (14’) o Leixões empatou, por Carvalho, na marcação de uma grande penalidade. Ainda que faltasse muito tempo para jogar, a igualdade poderia ter complicado o sistema psicofisiológico dos jogadores portistas, o que foi aliviado na parte final do primeiro tempo, com a expulsão (41’) de Wakaso, deixando o Tondela com apenas dez jogadores.
Em função disso, Sérgio Conceição foi forçado a mexer na equipa, entrando em campo, entre outros, Taremi que (85’) acabou por abrir o trinco do Tondela, no seguimento de uma grande penalidade, que o iraniano finalizou da melhor maneira e colocou os portistas a vencerem (2-1) até final.
Face a estes resultados, o Sporting defrontará o Sporting de Braga (dia 23 de Janeiro, 19h45) e o Benfica encontrar-se-á com o Estoril (dia 24, 19h45), estando a final marcada para 27 do mesmo mês (19h45), onde estarão presentes os vencedores de cada encontro das meias-finais.