A cidade de Tomar vai organizar uma competição nacional no âmbito do Atletismo de competição ao mais alto nível federativo, sendo palco dos Campeonatos Nacionais de Estrada dos 10 km e da Milha. Marcados para 13 e 14 de janeiro próximo.
O evento foi apresentado nesta segunda-feira, numa sessão presidida pela vereadora da Câmara Municipal de Tomar, Rita Freitas, com as presenças de Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Eduardo Gonçalves, presidente da Associação de Atletismo de Santarém e João Cabreira, responsável pela Cabreira Solutions.
Coube a João Cabreira abrir a sessão apresentando o percurso e as diferentes iniciativas que “envolvem os campeonatos propriamente ditos, a que juntamos a prova aberta e a caminhada, para além de uma atividade de corrida sem fins competitivos para os mais jovens o que vai animar bastante a cidade ribatejana. Esperamos ter mais de 1.500 atletas e acompanhantes que podem vir um dia mais cedo e aproveitar claramente as muitas oportunidades turísticas da zona envolvente”.
Eduardo Gonçalves mostrou a determinação da associação de santarém ”em corresponder a uma organização deste nível, muito exigente, mas nós gostamos dos grandes desafios”, tendo Jorge Vieira referido que “realizar estas competições nacionais em Tomar, tem um significado pessoal e emocional, pois vivi aqui e aqui também foi feito parte do meu percurso académico. Tem, ainda, um significado desportivo pois Tomar é um concelho que faz parte do escasso grupo de um terço dos municípios que tem uma pista de atletismo. Todos os outros têm pavilhões, piscinas, mas pistas de atletismo não têm. A disponibilidade demonstrada pela autarquia e a vontade de organizar esta competição tem tudo para aqui podermos assistir a um momento especial”.
No que que respeita à autarquia, a vereadora Rita Freitas mostrou contentamento “por abraçarmos esta iniciativa, com parceiros reconhecidos, sendo também determinante o facto de se estrear aqui um campeonato “.
Os Campeonatos Nacionais de Estrada têm como palco central o largo da Várzea Grande, no coração da cidade. Do programa fazem parte os dois campeonatos, de estrada de 10km e milha, e uma prova aberta permitindo a participação de praticantes ocasionais e não federados, bem como uma caminhada para os amantes do pedestrianismo.
A novidade, a estreia do nacional de milha, tem a particularidade de se realizar no sábado, 13 de janeiro, enquanto as restantes provas serão no domingo, dia 14 de janeiro.
As inscrições decorrem em bom ritmo e os clubes e atletas (também os federados) devem validar as suas inscrições até ao dia 29, para poderem ter acesso às camisolas que serão oferecidas. Para as inscrições, os interessados devem consultar o site da Federação Portuguesa de Atletismo.