No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, Cristiano P. Pereira conquistou, este domingo, na Meia Maratona dos Descobrimentos, em Lisboa, o título de campeão europeu VIRTUS e, ao cortar a meta em 1h06m31s, bateu o recorde mundial da meia-maratona para a classe T20.
O atleta da Casa do Povo de Mangualde liderou a equipa de Portugal (com deficiência intelectual como Vice-Campeã da Europa de Meia Maratona por equipas.
Da equipa fizeram ainda parte os atletas Luís Pimentel (1h16m33s, 7º), Paulo Benevente (1.17.45, 9º) e João Monteiro (1.18.09, em 10º).
Nos Campeonatos Europeus de 10 km, Cristiano S. Pereira (CF Oliveira do Douro) conquistou a medalha de prata, ao ficar atrás do espanhol José Morote (33m10s), com o tempo de 33m33s, na competição que decorreu conjuntamente com a Meia Maratona dos Descobrimentos, em Lisboa. A celebração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a 3 de dezembro, visa promover a compreensão das questões da deficiência e mobilizar apoio para a dignidade, os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência.
Pretende também aumentar a consciencialização sobre a importância da integração das pessoas com deficiência em todos os aspetos da vida política, social, económica e cultural.
Rosa Mota voltou a vencer a minimaratona (6,3 km) em Macau
Depois de ter ganhado em 2018 e 2019 a minimaratona, após um interregno de três anos devido à pandemia de covid-19, a ex-campeã olímpica e antiga campeã do mundo e da Europa, Rosa Mota voltou a vencer neste ano de 2023.
O etíope Debele Fikadu Kebebe foi o vencedor da maratona, seguido dos quenianos Kiptoo Edwin Kibet e Paul Katisa Matheka.
Na prova feminina foi também uma etíope a vencer, Zinashwork Yenew Ambi, secundada pelas quenianas Rodah Jepkorir Tanui e Tecla Kirongo.
Cerca de 12 mil participantes de 47 países e regiões marcaram presença no evento.