A formação de Sérgio Conceição entrou em campo com uma forte motivação para ganhar, mas depressa se verificou que não tinha antídotos suficientes ante um Barcelona mais personalizado, que deu sempre “troco” e foi garantido uma superioridade até final.
Com 21-13 remates, dos quais 7-5 para a baliza, os espanhóis sofreram o primeiro golo (30’, por Pepê), o que não aqueceu nem arrefeceu o ambiente, considerando que João Cancelo (32’) empatou, para João Félix (57’) chegar ao 2-1 final, um resultado que se pode considerar normal face ao maior caudal atacante dos donos da casa, considerando ainda a maior posse de bola (55/45%).
Com efeito, o Barcelona distanciou-se (12 pontos), do FC Porto (9), enquanto o Shakhtar – ao derrotar (1-0) o Antuérpia (cinco jogos, cinco derrotas) colou-se aos portistas (também com 9 pontos), o que aumenta a pressão para o último jogo desta fase (grupo H), em que só os dois primeiros classificados seguem para os oitavos-de-final.
Última ronda que se jogará no dia 13 de dezembro, com os portistas e ucranianos a decidirem quem seguirá em frente na Liga dos Campeões, com o derrotado (ou não vencedor), a mudar-se para a Liga Europa.
No grupo G, o Manchester City venceu, com dificuldade, o Leipzig (3-2), cimentando a vantagem encontrada no final (15 pontos), com os alemães no segundo lugar (9 pontos) e com larga vantagem para manter o caminho na Liga dos Campeões, com Estrela Vermelha e Young Boys a decidirem o 3º lugar de apuramento à Liga Europa na última ronda.
No grupo F, o Dortmund garantiu o primeiro lugar depois do triunfo alcançado em casa do Milan (3-1), somando 10 pontos, contra 7 do PSG (empatou com o Newcastle, a uma bola), franceses que terão de vencer na Alemanha a formação do Dortmund para poderem garantir o segundo lugar. Milan e Newcastle ocupam os dois últimos lugares do grupo, ambos com cinco pontos, pelo que o encontro da última ronda decidirá quem irá Liga Europa.
No grupo E, o Atlético de Madrid foi vencer (3-1) a casa do Feyenoord e isolou-se no primeiro lugar (11 pontos), garantindo o apuramento para os oitavos da Liga dos Campeões, o mesmo sucedendo ao Lazio (recebeu e derrotou o Celtic, por 2-0), com os italianos a fixarem-se no segundo posto (10 pontos) e na Liga dos Campeões. Celtic e Feyenoord vão decidir, na ronda final, quem estará na Liga Europa.
Para esta quarta-feira, destaque para o Benfica e o Sporting de Braga, com os benfiquistas arredados do caminho no que à Liga dos Campeões diz respeito (cinco jogos e cinco derrotas), sendo candidato à Liga Europa se vencer, esta noite, o Inter (apurado, tal como a Real Sociedade, ambos com 10 pontos), o que não vai ser fácil (grupo D).
Quanto aos bracarenses, recebem o União de Berlim (com um novo treinador ao leme) e terão de ganhar para acalentar chegar à Liga Europa (grupo C), enquanto o Nápoles vai ao Real Madrid com pouca esperança de ganhar ou empatar, o que adiaria a decisão final para a ronda de 13 de dezembro.
Nos grupos B e A, a situação é algo semelhante, com maior relevo no B, onde ainda há as maiores dúvidas.
Vamos ver quem está com quem!