Sábado 01 de Novembro de 5394

Sporting continua e Boavista foi eliminado da Taça de Portugal Placard

scp vs rio ave set 2023 LP

DR / Arquivo

O Sporting – goleando o ético Dumiense por 8-0 – obteve o resultado mais lato dos dezasseis-avos da Taça de Portugal, e segue para os oitav s, concluídos que foram os jogos neste domingo, enquanto o Boavista foi eliminado pelo Arouca no desempare por grandes penalidades.

No Estádio José Alvalade, com o Dumiense a apresentar inicialmente uma defesa baixa – enquanto não houvesse golos, pelo menos – o Sporting acabou, cedo, com a putativa estratégia da equipa da Brácara Augusta, porquanto Luís Neto (8’) saltou mais alto do que os defesas e cabeceou para a baliza de forma objetiva para abrir o marcador, depois de ter recebido um cruzamento, milimétrico, ao segundo poste, de Nuno Santos.

Isto porque, a partir daí, os homens do Dumiense acharam que podiam ombrear com uns leões de “menor categoria” – dado que cinco dos habituais titulares (Gyokeres, Edwards, Adán, Diomandé e Pedro Gonçalves) ficaram no banco – e foram avançando no terreno sem conseguirem plasmar em golos alguns (poucos) remates que fizeram.

Outrossim, Paulinho (28’) fez o 2-0, depois de a bola andar como que a tabelar no poste e andar em cima da linha da baliza e a bater nas pernas de alguns jogadores, acabou por ser empurrada para dentro da baliza pelo avançado leonino, um resultado que se manteve até ao intervalo, em que até foi o guardião Pedro Costa que safou um ou dois golos depois de aturadas defesas dos remates sportinguistas.

No segundo tempo, Trincão fez o 3-0 (46’) e Edwards (51’) entrou em jogo para dar mais velocidade à equipa leonina.

O curioso foi que o Dumiense se manteve a jogar “tu cá tu lá” – perdidos por um ou por mais tanto faz, mas não jogaremos para empatar jogo – o que merecia, quiçá, um cartão branco, pela ética e espírito desportivo demonstrados.

O que foi confirmado até final do jogo, dado que (53’) Coates fez o 4-0 e (58’) Paulinho chegou à mão cheia (5-0).

Para reforçar ainda o ataque e colocar as estrelas a jogar com vista ao jogo da Liga Europa (5ª feira) Rúben Amorim fez entrar (62’) Gyokeres e Essugo, acrescentando (67’) Quaresma, para (71’) chegar ao 6-0, com um “hat trick” de Paulinho, seguindo-se (74’) uma grande penalidade cometida sobre Gyokeres que Nuno Santos cobrou da melhor forma para o 7-0.

Para finalizar, Gyokeres, ao seu estilo (84’) fechou a conta nos 8-0, depois de se esgueirar pela esquerda, até à linha final, recuar, driblar um defesa, mudar a bola para o pé direito e rematar sem apelo nem agravo rematar a bola para entrar entre o poste e o guarda-redes do Dumiense.

Assunto arrumado e Sporting nos oitavos-de-final.

Nos outros jogos, o Boavista deslocou-se a Arouca e completou os 90 minutos com um empate a dois golos, resultado que se manteve no prolongamento e só acabou nas grandes penalidades, com os arouquenses a cobrarem 4 contra 2 dos boavisteiros, que foram obrigados a ficar para trás.

No Torriense-Tondela, o tempo regulamentar cumpriu-se com um empate a uma bola e os tondelenses resolveram a seu favor nas grandes penalidades (4-2), seguindo em frente.

Nos mesmos moldes foi o Elvas-Santa Clara, com 1-1 no final do tempo regulamentar e os visitantes a rumarem a Ponta Delgada com 4-1 nas grandes penalidades.

Em Leiria, a equipa da casa goleou (5-0) o Atlético da Malveira, enquanto o Amarante foi a Paredes vencer (2-0) para seguir em frente, com o Estoril a ter que suar (até ao prolongamento) para derrotar o Mafra (2-1) e também seguir para a próxima eliminatória.

© 5395 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.